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Publicação:
Barão de Camargos: a razão clientelista em Minas Gerais (1840-1853)

dc.contributor.advisorLeme, Marisa Saenz [UNESP]
dc.contributor.authorBonsembiante, Marcella Marques [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:34Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:34Z
dc.date.issued2007-03-14
dc.description.abstractO clientelismo compunha a trama de ligação da política no Brasil do século XIX e sustentava potencialmente todo o ato político. O sucesso eleitoral dependia, sobretudo, de seu uso competente. Meu objetivo nesta pesquisa visa investigar o modo específico como a concessão de proteção, cargos públicos e outros favores, em troca de todo um processo que manipulava as eleições a custo de lealdade política e pessoal funcionava essencialmente para benefícios dos interesses das elites. A correspondência passiva do Barão de Camargos permite-nos examinar mais profundamente a dimensão sociológica e cultural do fenômeno clientelista em Minas Gerais durante os primeiros anos do governo de D. Pedro II, da década de 1840 até a conciliação em 1853.pt
dc.description.abstractThe clientelism set the political link web in 19 century in Brazil and supported potencially all political act. The electoral success depended especially of its competent use. My objective in this research aims to investigate the specific way of how the protection concession, public positions and others favors, in exchange of a whole a process that used to manipulate the election wits difficult of personal and political loyalty; worked essentially to the elite benefits. Barão de Camargos passive correspondence allow us to consider deeper the sociological and cultural extend of the clientelistic phenomenon in Minas Gerais, during the first years of D. Pedro II kingdom, between 1840 until the conciliation in 1853.en
dc.format.extent127 f. : il., mapas, gráficos.
dc.identifier.aleph000502137
dc.identifier.capes33004072013P0
dc.identifier.citationBONSEMBIANTE, Marcella Marques. Barão de Camargos: a razão clientelista em Minas Gerais (1840-1853). 2006. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.
dc.identifier.filebonsembiante_mm_me_fran.pdf
dc.identifier.lattes5661022819155009
dc.identifier.orcid0000-0001-9735-8057
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93293
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectClientelismopt
dc.subjectBrasil - Clientelismopt
dc.subjectBrasil - História - Impériopt
dc.subjectPolítica imperial brasileirapt
dc.subjectFavoritismopt
dc.subjectBrasilian imperial politicsen
dc.titleBarão de Camargos: a razão clientelista em Minas Gerais (1840-1853)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5661022819155009
unesp.advisor.orcid0000-0001-9735-8057
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.graduateProgramHistória - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaHistória e culturapt

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