Publicação: Magnificação do sistema Galilean e a acuidade visual de estudantes de Odontologia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Odontologia - FOAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este estudo teve como objetivo observar a acuidade visual e a distância de trabalho
adotada por de estudantes de Odontologia com o uso de diferentes níveis de
magnificação das lupas Galilean. Participaram do estudo alunos da graduação de
Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara do 2º ao 5º ano (N=200). As
variáveis dependentes foram a distância entre os olhos do operador e a boca do
manequim e a acuidade visual. A variável independente foi o sistema de magnificação
usado em cinco níveis (olho nu, simulador de lupas Galilean sem ampliação e lupas
Galilean com 2,5x, 3,0x e 3,5x de aumento) e a seriação do curso. A acuidade visual
foi medida através de uma tabela de E-optotipos que estavam localizados em
cavidades Classe I de molares superiores. Após a verificação dos pressupostos de
normalidade e esfericidade foi feita a Análise de Variância mista com nível de
significância de 5%. Foi possível observar significância estatística na interação entre
os fatores “sistema de magnificação” e “seriação” para a acuidade visual (p<0,001).
Verifica-se que para o 2º, 4º e 5º anos não houve diferença significativa na acuidade
visual entre o olho nu e os diferentes níveis de magnificação do sistema Galilean, as
quais foram superiores e significativamente diferentes do simulador. Para a distância
de trabalho foi possível observar significância estatística na interação entre os fatores
“sistema de magnificação” e “seriação” (p=0,008). Verifica-se que para o 3º, 4º e 5º
anos não houve diferença significativa na distância de trabalho entre o olho nu e os
diferentes níveis de magnificação do sistema Galilean, as quais foram superiores e
significativamente diferentes do simulador. Por meio da metodologia aplicada podese concluir que os diferentes níveis de magnificação do sistema Galilean não
influenciaram a acuidade visual e a distância olhos do operador e boca do manequim
dos estudantes avaliados.
Resumo (inglês)
Thist study aimed to observe the visual acuity of dental students in function of the use
of different levels of magnification of the Galilean loupes and the working distance
adopted. Undergraduate students from 2nd to 5th year participated in this study
(N=200). The dependent variables were the visual acuity and the distance between
the operator's eyes/mouth of the mannequin. The independent variable were the
magnification system at 5 levels (naked eye, Galilean loupe simulator device without
magnification, Galilean loupe with 2.5x, 3.0x and 3.5x magnification) and the year of
the course (“seriation”). Visual acuity was measured through a table of E-optotypes
located in Class I cavities’ preparations on upper molars. After checking the
assumptions of normality and sphericity, the mixed Analysis of Variance was
performed (α=5%). It was possible to observe statistical significance in the interaction
between the factors “magnification system” and “seriation” for visual acuity (p<0.001).
It appears that for the 2nd, 4th and 5th years there was no significant difference in
visual acuity between the naked eye and the different magnification levels of the
Galilean system, which were superior and significantly different from the simulator. For
the working distance, it was possible to observe statistical significance in the
interaction between the factors “magnification system” and “seriation” (p=0.008). It is
verified that for the 3rd, 4th and 5th years there was no significant difference in the
working distance between the naked eye and the different levels of magnification of
the Galilean system, which were superior and significantly different from the simulator.
Through the applied methodology, it can be concluded that the different levels of
magnification of the Galilean system did not influence the visual acuity and the distance
between the eyes of the operator and the mouth of the dummy of the evaluated
students.
Descrição
Palavras-chave
Odontologia, Ergonomia, Acuidade visual, Dentistry, Ergonomics, Visual acuity
Idioma
Português