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Publicação:
O gênero autoconfrontação simples como instrumento na transformação do trabalho do Professor Coordenador

dc.contributor.advisorFerreira, Anise de Abreu Gonçalves D'Orange [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Michele Lidiane da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-10-24T17:14:02Z
dc.date.available2016-10-24T17:14:02Z
dc.date.issued2016-08-19
dc.description.abstractO principal objetivo desta tese é apresentar uma análise do trabalho realizado do Professor Coordenador (PC) de uma escola pública do Estado de São Paulo por meio da análise linguística de sessões da Autoconfrontação Simples (ACS). Demonstrar também que a ACS não é um procedimento apenas de intervenção no estudo da psicologia do trabalho, mas um gênero complexo secundário da comunicação, o qual o Professor Coordenador (PC) pode fazer uso para o seu desenvolvimento profissional no ambiente escolar. A análise do trabalho, por meio da linguagem, é sustentada teoricamente pela abordagem bakhtiniana do discurso, que engloba os conceitos de interação verbal, enunciado, dialogismo, tema, estilo, historicidade do sentido, gênero e a translinguística. Dentro desse quadro teórico, os postulados linguísticos hallidianos, com base na linguística sistêmico – funcional, foram utilizados como teoria complementar para a realização da análise translinguística, estabelecendo as relações dialógicas entre os enunciados e os elementos extralinguísticos da situação de comunicação. E, para concluirmos, verificamos como as dimensões do trabalho, (trabalho prescrito, trabalho realizado e trabalho real), aportes teóricos da Clínica da Atividade, definiam o trabalho do PC e como a questão do ressentimento poderiam ser observados nos enunciados. Como metodologia de pesquisa, definimos um plano de pesquisa de campo baseado nas etapas de realização da autoconfrontação simples na escola. apresentamos a descrição da instituição escolar e da unidade escolar pesquisada, bem como dos sujeitos de pesquisa e da função do Professor Coordenador. Explicitamos os objetivos e as perguntas de pesquisa, fazendo alguns esclarecimentos sobre a demanda e a constituição do grupo de pesquisa. A constituição do nosso corpus se deu quando iniciamos os procedimentos interventivos na escola pesquisada, com as filmagens das reuniões de ATPC. Posteriormente, realizamos a sessão de autoconfrontação simples com o PC e o vídeo gravado na ACS serviu-nos como corpus final de análise após sua transcrição. Como resultados, verificamos que o Professor Coordenador é um profissional que vive sob pressão constante de vários segmentos do ambiente escolar: instituição, direção, professores, pais, alunos, além de ter de gerenciar muitas tarefas que não são de sua atribuição como PC. Esses segmentos são vozes que ficam na sua memória cognitiva e que são externalizados no momento da autoconfrontação, na realização da interação verbal, do diálogo. É um profissional que tenta buscar alternativas para transformar seu trabalho mesmo passando por um estágio de ressentimento, onde tem que se reerguer todos os dias. Sendo assim, cria-se um ou vários gêneros de sua profissão na tentativa de se reposicionar e de reorganizar sua função. Deste modo, a autoconfrontação simples passa a ser um gênero de uma situação complexa de comunicação que pode ser acionado no momento em que o PC achar relevante, auxiliando-o no seu dia a dia.pt
dc.identifier.aleph000874632
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes0432607332289452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144419
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectInteração verbalpt
dc.subjectDiálogopt
dc.subjectTransformaçãopt
dc.titleO gênero autoconfrontação simples como instrumento na transformação do trabalho do Professor Coordenadorpt
dc.title.alternativeThe simple self-confrontation gender as a tool in the transformation of the Coordinating Professor Worken
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes6529562882135048[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-5755-1434[1]
unesp.author.lattes0432607332289452
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.researchAreaEnsino - aprendizagem de línguaspt

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