Publicação:
Recursos para o ensino de astronomia nos anos finais do ensino fundamental: aproximações com a pedagogia Histórico-Crítica

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Data

2024-02-29

Orientador

Langhi, Rodolfo

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste estudo foi investigada a prática pedagógica no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no nono ano, com foco no Ensino de Ciências, na Unidade Temática Terra e Universo, à luz dos pressupostos da pedagogia histórico-crítica (PHC). A Astronomia é uma ciência importante e por isso está incluída nos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Ensinos Fundamental e Médio. Sendo transversal ao longo de toda a Educação Básica, interfere desde o surgimento dos seres vivos no planeta Terra, na existência e nos processos biológicos através de seus fenômenos, como por exemplo, a alternância entre dia e noite. Visando a democratização do ensino de Astronomia, buscou-se desenvolver uma Sequência Didática, através da qual o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos fosse influenciado por questões políticas, econômicas, culturais e sociais, numa perspectiva da PHC de Dermeval Saviani. A pesquisa utilizou 10 aulas (sempre aulas duplas), um encontro a cada quinze dias, resultando em um total de 5 encontros. Os dados do trabalho foram obtidos através de atividades práticas desenvolvidas em uma escola localizada no município de Bauru – SP, sendo esta parte do sistema municipal de educação. No que tange o desenvolvimento das atividades na escola buscou-se o protagonismo dos alunos a partir da mediação docente. Concluiu-se que o ensino de Astronomia na perspectiva da PHC, em consonância com o que é proposto no Currículo Comum Municipal de Bauru – SP, demonstrou-se uma prática exitosa, ao passo que esta pedagogia visa o desenvolvimento do senso crítico através de um processo reflexivo, levando em consideração o problema e sua radicalidade indo às raízes da questão até seus fundamentos; a rigorosidade procedendo com rigor, segundo métodos determinados, e a globalidade examinando os aspectos do problema em relação aos demais

Resumo (inglês)

In this study, pedagogical practice was investigated in the context of the final years of Elementary School, more specifically in the ninth year, with a focus on Science Teaching, in the Thematic Unit Earth and Universe, in light of the assumptions of historical-critical pedagogy (PHC). Astronomy is an important science and that is why it is included in the old National Curricular Parameters (PCN) and in the current Base National Common Curricular (BNCC) for Elementary and Secondary Education. Being transversal throughout Basic Education, it interferes since the emergence of living beings on planet Earth, in the existence and biological processes through its phenomena, such as, for example, the alternation between day and night. Aiming at the democratization of Astronomy teaching, we sought to develop a Didactic Sequence, through which the process of teaching and learning content was influenced by political, economic, cultural and social issues, from the perspective of Dermeval Saviani's PHC. The research used 10 classes (always double classes), one meeting every fifteen days, resulting in a total of 5 meetings. The work data were obtained through practical activities developed in a school located in the city of Bauru – SP, which is part of the municipal education system. Regarding the development of activities at the school, students were encouraged to take a leading role through teaching mediation. It was concluded that the teaching of Astronomy from the perspective of PHC, in line with what is proposed in the Municipal Common Curriculum of Bauru – SP, proved to be a successful practice, while this pedagogy aims to develop critical sense through a reflective process, taking into account the problem and its radicality, going to the roots of the issue to its foundations; rigor, proceeding rigorously, according to determined methods, and globality, examining aspects of the problem in relation to others.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SILVA, G. P. S. Recursos para o ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações com a pedagogia histórico-crítica. Orientador: Rodolfo Langhi, 2024. 105 p,. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/254806. Acesso em: 28 mar. 2024.

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