Publicação: Ensino do esporte na educação física escolar: entre teorias pedagógicas e a pedagogia do esporte
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo parte do ensino do esporte na Educação Física Escolar envolvendo a articulação entre teorias pedagógicas e a pedagogia do esporte, buscando promover a formação integral dos alunos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação que os professores de Educação Física estabelecem ou não entre as teorias pedagógicas da Educação Física Escolar e a pedagogia do esporte quando ensinam esporte em suas aulas. O estudo se pautou pela abordagem qualitativa da pesquisa, circunscrita à orientação descritiva, envolvendo como participantes 10 professores da rede pública de ensino, dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas estruturadas. Os resultados revelaram categorias que foram organizadas em: 1) Estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física; 2) Desafios e enfrentamentos identificados no ensino dos esportes nas aulas de Educação Física; 3) Desenvolvimento da criticidade entre os alunos nas aulas de Educação Física ao se ensinar esportes; 4) Suportes para o aprimoramento docente e a melhora da qualidade do ensino dos esportes nas aulas de Educação Física. É importante ressaltar que o confronto entre as teorias pedagógicas da Educação Física Escolar e a pedagogia do esporte aponta para a necessidade de estratégias pedagógicas que integrem a aprendizagem do esporte com uma formação crítica, superando desafios como a padronização e a falta de flexibilidade no ensino dos esportes. Esse alinhamento pode favorecer o desenvolvimento da criticidade entre os alunos, ampliando sua compreensão sobre o papel social do esporte. Além disso, reforça a importância do compromisso político com a formação docente e o suporte pedagógico, essenciais para melhor qualificar as práticas de ensino e torná-las mais inclusivas e transformadoras.
Resumo (inglês)
This study is based on the teaching of sports in Physical Education at School, involving the articulation between pedagogical theories and sports pedagogy, seeking to promote the integral education of students. Thus, the objective of this study was to analyze the relationship that Physical Education teachers establish or not between the pedagogical theories of Physical Education at School and sports pedagogy when teaching sports in their classes. The study was based on the qualitative approach of research, limited to the descriptive orientation, involving as participants 10 teachers from the public school system, from the 8th and 9th grades of Elementary School and High School, in a city in the interior of the State of São Paulo. Semi-structured interviews were conducted for data collection. The results revealed categories that were organized into: 1) Pedagogical strategies used by teachers in teaching sports in Physical Education classes; 2) Challenges and confrontations identified in teaching sports in Physical Education classes; 3) Development of critical thinking among students in Physical Education classes when teaching sports; 4) Support for teacher development and improving the quality of sports teaching in Physical Education classes. It is important to emphasize that the confrontation between the pedagogical theories of School Physical Education and sports pedagogy points to the need for pedagogical strategies that integrate sports learning with critical training, overcoming challenges such as standardization and lack of flexibility in sports teaching. This alignment can favor the development of critical thinking among students, expanding their understanding of the social role of sports. In addition, it reinforces the importance of political commitment to teacher training and pedagogical support, which are essential to better qualify teaching practices and make them more inclusive and transformative.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física Escolar, Ensino, Esporte, Teoria, Pedagogia, School Physical Education, Teaching, Sport, Theory, Pedagogy
Idioma
Português
Como citar
LIMA, Vitor Craveiro de. Ensino do esporte na educação física escolar: entre teorias pedagógicas e a pedagogia do esporte. Orientador: Lilian Aparecida Ferreira. 2024. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.