Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza

dc.contributor.authorAndrade, Jader [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorJordan, Carolina [UNESP]
dc.contributor.authorFausto, Caroline dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorCamargo, Gabriella Ferreira de [UNESP]
dc.contributor.authorMarcacini, Júlia de Araújo [UNESP]
dc.contributor.authorAndrade, Larissa Ambrosio de [UNESP]
dc.contributor.authorGeraldini, Luana Zamboni [UNESP]
dc.contributor.authorHernandes, Maysa [UNESP]
dc.contributor.authorRoedas, Mirian Papin [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Nayara Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.authorMaschetti, Samara Henrique [UNESP]
dc.contributor.authorMoreira, Tiago [UNESP]
dc.contributor.authorGonçalves, Vinícius [UNESP]
dc.contributor.authorSartori, André [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Antoniella Baldini [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Carolina Dias [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:57Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:57Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
dc.format.extent09904
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899
dc.identifier.file2013-09904-andrade.pdf
dc.identifier.lattes3258670289217718
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146911
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectCenários coloridospt
dc.subjectTrilhapt
dc.subjectPraça sustentávelpt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectQualidade de vidapt
dc.titleEducação ambiental e qualidade de vida na casa da naturezapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3258670289217718
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt
unesp.departmentCiência Florestal - FCApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09904-andrade.pdf
Tamanho:
93.66 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format