Publicação: Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Santana, Pio de Sousa 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 41002016026P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos
mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio
possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade.
Resumo (inglês)
This work addresses an experience based on my work as an artist, art teacher and researcher, and my productions using the language of photography. Here, I discuss some of my artistic processes and some poetics that participate in my history and played a fundamental role in the construction of my identity, autonomy and critical thinking. Next, I present a didactic sequence created for students in the 5th year of Elementary School, based on my experiences, starting from the reading of images and the development of creative procedures that can enrich the students' identity construction process, feeding the repertoire their imagery and enhancing their imagination, through a methodology of access to art, aesthetic nutrition, and the possibility of enchantment during meetings, thus valuing their creations. The learning situations mentioned here took place at the rural school E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, which is located in the southeast region of the municipality of Suzano, a city located in the Alto Tietê region, in São Paulo, and were carried out for the Institute of Arts at the Universidade Estadual Paulista in the Professional Master's Degree in Arts – PROF-ARTES. The research is qualitative in scope, based on authors from the fields of photography, art and art/education, also based on official documents. I hope to enable sensitive experiences in this place of education, developing meaningful, critical, liberating and autonomous learning, strengthening relationships between the student, educator, school, art and community.
Descrição
Palavras-chave
Fotografia, Leitura de imagem, Arte/educação, Encantamento, Memória, Identidade, Corpo
Idioma
Português
Como citar
LIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.