Publicação: Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Andrelo, Roseane 

Coorientador
Pós-graduação
Comunicação - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta tese de doutorado aborda intersecções entre a Comunicação e a Educação, no âmbito das Relações Públicas. Tendo como pano de fundo as dinâmicas comunicacionais de uma sociedade globalizada e permeada pelas tecnologias da comunicação digital, concentra-se nos impactos destas dinâmicas no relacionamento das organizações com seus públicos, tratando, especificamente, dos processos comunicacionais com seus funcionários. Neste contexto, tem como objetivo propor fundamentos teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento do conceito das Relações Públicas Educativas no Brasil, a partir do incentivo, pelos relações-públicas, do desenvolvimento das competências relacionadas com a comunicação nos empregados das organizações, abrangendo as competências comunicacionais, informacionais, midiáticas e digitais. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, documental e na entrevista em profundidade, para a coleta de dados; e na Análise de Conteúdo para a interpretação dos resultados, sob o prisma do Paradigma Relacional. A fundamentação teórica apresenta a revisão de oito livros publicados por autores reconhecidos da área de Relações Públicas, além de conceitos sobre competências e educação corporativa – encontrando-se elementos teóricos e preceitos educativos que podem contribuir para ampliar a compreensão sobre o conceito de Relações Públicas Educativas. A partir de entrevistas realizadas com profissionais de Relações Públicas e de Treinamento e Desenvolvimento, os resultados apontam oportunidades de mudanças na forma como a comunicação é abordada nos programas de educação corporativa, bem como a inter-relação destas iniciativas com a construção de ambientes organizacionais efetivamente democráticos, participativos e dialógicos. Estes resultados, entre outros, demonstram que existem muitos espaços para que as Relações Públicas Educativas possam ser desenvolvidas no Brasil, tanto como objeto de novas pesquisas científicas, como na práxis profissional. Conclui-se, entre outras reflexões, que o atual cenário social, econômico, político e cultural – em que a comunicação e a informação são elementos centrais e podem ser consideradas insumos econômicos – é adequado e oportuno para se evidenciar a perspectiva educativa das Relações Públicas nas organizações.
Resumo (inglês)
This doctoral thesis approach intersections between Communication and Education within the scope of Public Relations. In the circumstances of communication dynamics of a globalized and permeated by digital communication technologies society, it focuses on the impacts of these dynamics on organizations' relationships with their publics, specifically dealing with their employees' communication processes. In this context, this thesis aims to propose theoretical foundations that can contribute to the development of the concept of Educative Public Relations in Brazil, from the encouragement, by public relations, of the development of competencies related to communication in the organizations' employees, covering communication, informational, media, and digital competencies. Methodological procedures adopted are bibliographic, documentary research, and in-depth interviews for data collection; and in Content Analysis for the interpretation of results, from the perspective of the Relational Paradigm. The theoretical framework presents the review of eight books published by renowned authors in the field of Public Relations, in addition to concepts on competencies and corporate education - finding theoretical elements and educational precepts that can contribute to broaden the understanding of the concept of Educative Public Relations. Based on interviews with Public Relations and Training and Development professionals, the results indicate opportunities for changes in the way communication is approached by corporate education programs, as well as the interrelation of these initiatives with the construction of effectively democratic, participatory, and dialogical organizational environments. These results, among others, demonstrate that there are many spaces for Educative Public Relations to be developed in Brazil, both as the object of new scientific research as in professional practice. It is concluded, among other reflections, that the current social, economic, political, and cultural scenario - where communication and information are central elements and can be considered economic inputs - is adequate and opportune to highlight the educative perspective of Public Relations in organizations.
Descrição
Palavras-chave
Paradigma relacional, Relações públicas, Educação corporativa, Competências em comunicação, Relações públicas educativas, Relational paradigm, Public relations, Corporate education, Communication competencies, Educative public relations, Relaciones públicas, Educación corporativa, Competencias comunicativas, Relaciones públicas educativas
Idioma
Português