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Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações

dc.contributor.advisorAndrelo, Roseane [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Fernanda Terezinha de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-31T01:01:07Z
dc.date.available2021-03-31T01:01:07Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.description.abstractEsta tese de doutorado aborda intersecções entre a Comunicação e a Educação, no âmbito das Relações Públicas. Tendo como pano de fundo as dinâmicas comunicacionais de uma sociedade globalizada e permeada pelas tecnologias da comunicação digital, concentra-se nos impactos destas dinâmicas no relacionamento das organizações com seus públicos, tratando, especificamente, dos processos comunicacionais com seus funcionários. Neste contexto, tem como objetivo propor fundamentos teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento do conceito das Relações Públicas Educativas no Brasil, a partir do incentivo, pelos relações-públicas, do desenvolvimento das competências relacionadas com a comunicação nos empregados das organizações, abrangendo as competências comunicacionais, informacionais, midiáticas e digitais. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, documental e na entrevista em profundidade, para a coleta de dados; e na Análise de Conteúdo para a interpretação dos resultados, sob o prisma do Paradigma Relacional. A fundamentação teórica apresenta a revisão de oito livros publicados por autores reconhecidos da área de Relações Públicas, além de conceitos sobre competências e educação corporativa – encontrando-se elementos teóricos e preceitos educativos que podem contribuir para ampliar a compreensão sobre o conceito de Relações Públicas Educativas. A partir de entrevistas realizadas com profissionais de Relações Públicas e de Treinamento e Desenvolvimento, os resultados apontam oportunidades de mudanças na forma como a comunicação é abordada nos programas de educação corporativa, bem como a inter-relação destas iniciativas com a construção de ambientes organizacionais efetivamente democráticos, participativos e dialógicos. Estes resultados, entre outros, demonstram que existem muitos espaços para que as Relações Públicas Educativas possam ser desenvolvidas no Brasil, tanto como objeto de novas pesquisas científicas, como na práxis profissional. Conclui-se, entre outras reflexões, que o atual cenário social, econômico, político e cultural – em que a comunicação e a informação são elementos centrais e podem ser consideradas insumos econômicos – é adequado e oportuno para se evidenciar a perspectiva educativa das Relações Públicas nas organizações.pt
dc.description.abstractThis doctoral thesis approach intersections between Communication and Education within the scope of Public Relations. In the circumstances of communication dynamics of a globalized and permeated by digital communication technologies society, it focuses on the impacts of these dynamics on organizations' relationships with their publics, specifically dealing with their employees' communication processes. In this context, this thesis aims to propose theoretical foundations that can contribute to the development of the concept of Educative Public Relations in Brazil, from the encouragement, by public relations, of the development of competencies related to communication in the organizations' employees, covering communication, informational, media, and digital competencies. Methodological procedures adopted are bibliographic, documentary research, and in-depth interviews for data collection; and in Content Analysis for the interpretation of results, from the perspective of the Relational Paradigm. The theoretical framework presents the review of eight books published by renowned authors in the field of Public Relations, in addition to concepts on competencies and corporate education - finding theoretical elements and educational precepts that can contribute to broaden the understanding of the concept of Educative Public Relations. Based on interviews with Public Relations and Training and Development professionals, the results indicate opportunities for changes in the way communication is approached by corporate education programs, as well as the interrelation of these initiatives with the construction of effectively democratic, participatory, and dialogical organizational environments. These results, among others, demonstrate that there are many spaces for Educative Public Relations to be developed in Brazil, both as the object of new scientific research as in professional practice. It is concluded, among other reflections, that the current social, economic, political, and cultural scenario - where communication and information are central elements and can be considered economic inputs - is adequate and opportune to highlight the educative perspective of Public Relations in organizations.en
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204237
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectParadigma relacionalpt
dc.subjectRelações públicaspt
dc.subjectEducação corporativapt
dc.subjectCompetências em comunicaçãopt
dc.subjectRelações públicas educativaspt
dc.subjectRelational paradigmen
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectCorporate educationen
dc.subjectCommunication competenciesen
dc.subjectEducative public relationsen
dc.subjectRelaciones públicases
dc.subjectEducación corporativaes
dc.subjectCompetencias comunicativases
dc.subjectRelaciones públicas educativases
dc.titleRelações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizaçõespt
dc.title.alternativeEducative public relations: competencies related to communication and its development with employees of organizationses
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaGestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiáticapt

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