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Publicação:
Ensino de cartografia em aulas inclusivas para pessoas com deficiência visual e alunos normovisuais: atividades didáticas com mapas e maquetes táteis de abordagem geográfica, histórica e ambiental

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Orientador

MedinilhaPancher, Andréia
Freitas, Maria Isabel Castreghini de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Geografia - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

In recent decades, there has been increasing debate about education for students with disabilities, which are essential for the search of means that aim to include such students in the regular network of education. Education systems should invest in actions that facilitate the access and permanence of these students in school, inserting them both socially and educationally. The objective of this study is to describe the experiences in the development and application of tactile didactic materials that promote the inclusion of people with visual impairment in the teaching-learning process of spatial contents involving Geographic, Historical and Environmental elements, based on the Municipal School Atlas of Rio Claro- SP. In addition, a comparison was made of the application of didactic activities in different environments: the Reference Day Center for People with Disabilities and a Public Elementary School in the municipality of Rio Claro. The methodological approach of this work was supported in a qualitative perspective, focused on people with blindness and with low vision, having as reference the studies of School Cartography developed at UNESP - Rio Claro Campus. Throughout the work, pre-elaborated tactile materials were used in the Project of Scientific Initiation (PIBIC) entitled: Teaching Cartography for People with Visual Impairment: The development of tactile didactic materials based on the Municipal School Atlas of Rio Claro - SP, developed in the period 2016-2017. These materials were applied to 2 different publics, covering didactic activities geography teaching, through tactile cartographic representations such as maps and models, contributing to make accessible and democratic knowledge to all students, with or without disabilities. As results of the work, the analysis of the application of the materials for the teaching of Geography, both for blind people and normovisuais, as well as the proposed didactic procedures, considering...

Resumo (português)

Nas últimas décadas vem surgindo crescentes discussões acerca da educação para alunos com deficiência, sendo estas essenciais para a busca de meios que visem à inclusão de tais alunos na rede regular de ensino. Os sistemas de ensino devem investir em ações que facilitem o acesso e a permanência destes alunos na escola, inserindo-os tanto socialmente, quanto em termos educativos. O objetivo deste estudo é descrever as experiências no desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos táteis que promovam a inclusão de pessoas com deficiência visual no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos espaciais que envolvam elementos Geográficos, Históricos e Ambientais, tomando por base o Atlas Municipal Escolar de Rio Claro-SP. Além disso, foi realizada uma comparação da aplicação de atividades didáticas em ambientes distintos: o Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência e uma Escola Pública de Ensino Fundamental, do município de Rio Claro. A abordagem metodológica desse trabalho foi respaldada em uma perspectiva qualitativa, centrada nas pessoas com cegueira e com baixa visão, tendo como referência os estudos de Cartografia Escolar desenvolvidos na UNESP - Campus de Rio Claro. Ao longo do trabalho foram utilizados materiais táteis pré-elaborados no projeto de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado: O Ensino De Cartografia Para Pessoas Com Deficiência Visual: O desenvolvimento de materiais didáticos táteis com base no Atlas Escolar Municipal de Rio Claro - SP, desenvolvido no período de 2016-2017. Tais materiais foram aplicados junto a 2 públicos distintos, abrangendoatividades didáticas voltadas para o ensino de Geografia, por meio de representações cartográficas táteis como mapas e maquetes, contribuindo para tornar acessível e democrático o conhecimento a todos os alunos, com ou sem deficiência. Como resultados do trabalho, apresenta-se a análise da aplicação dos materiais...

Descrição

Palavras-chave

Cartografia, Geografia - Estudo e ensino, Educação inclusiva, Pessoas com deficiência visual, Maquetes, História, Educação ambiental, Material didático, Rio Claro (SP)

Idioma

Português

Como citar

CORRÊA, Thaís Alves Fernandes. Ensino de cartografia em aulas inclusivas para pessoas com deficiência visual e alunos normovisuais: atividades didáticas com mapas e maquetes táteis de abordagem geográfica, histórica e ambiental. 2018. 120 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2018.

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