Publicação: A percepção de mães, pais e responsáveis sobre conflitos escolares e suas formas de enfrentamento
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Autores
Orientador
klein, Ana Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Conflito é sinônimo de dissenso, algo característico de sociedades múltiplas, diversas e democráticas. Trata-se de um fenômeno inerente às relações humanas que revelam as percepções da realidade de grupos e indivíduos. Muitas vezes estas podem ser opostas, divergentes, gerando conflitos de diferentes naturezas. A escola como microcosmos da sociedade reúne diferentes visões de mundo, variados modos de ser, pensar e viver, assim torna-se um espaço de representação das diferenças sociais sendo lócus de diversos conflitos. Lidar com este tipo de situação demanda aprendizagem e por isso família e escola, duas instituições sociais que exercem uma influência decisiva na educação e no desenvolvimento humano, deparam-se com a necessidade de educar as crianças e adolescentes para o enfrentamento de conflitos. Nesse contexto, este estudo problematiza os conflitos escolares a partir das atuações familiares direcionadas às crianças quando estas estão envolvidas em tais situações na escola. Os objetivos específicos que guiam a pesquisa são: levantar a percepção de pais, mães e/ou responsáveis por estudantes do Ensino Fundamental I sobre os conflitos escolares; e, identificar atuações familiares direcionadas às crianças quando estas estão envolvidas em tais situações na escola e suas expectativas em relação ao papel da escola. A abordagem do problema é qualitativa e as técnicas utilizadas são pesquisa bibliográfica e levantamento das percepções por meio de questionários. Participaram da pesquisa 46 sujeitos, sendo que 83% são do sexo feminino e 17% do masculino, mães e pais de estudantes do Ensino Fundamental I. A escola, lócus da pesquisa, é pública e localiza-se num município de porte médio no estado de São Paulo. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes percebem os conflitos como algo negativo causado pela falta de educação no contexto familiar. As atuações direcionadas aos filhos valorizam o diálogo como meio de enfrentamento dos conflitos e atribuem à escola o papel de atuar na resolução dos mesmos.
Resumo (inglês)
Conflict is synonymous with dissent, which is characteristic of multiple, diverse and democratic societies. It is an inherent phenomenon in human relations that reveals the perceptions of the reality of groups and individuals. Often these can be opposite, divergent, generating conflicts of different natures. The school as a microcosm of society brings together different worldviews, varied ways of being, thinking and living, thus becoming a space for the representation of social differences and the locus of various conflicts. Dealing with this kind of situation demands learning and therefore family and school, two social institutions that have a decisive influence on education and human development, are faced with the need to educate children and adolescents to face conflicts. In this context, this study problematizes school conflicts based on family actions directed at children when they are involved in such situations at school. The specific objectives that guide the research are: to raise the perception of parents, guardians and / or guardians of elementary school students about school conflicts; and identify family actions directed to children when they are involved in such situations at school and their expectations regarding the role of the school. The approach to the problem is qualitative and the techniques used are bibliographic research and survey of perceptions through questionnaires. Forty-six subjects participated in the research, 83% female and 17% male, mothers and fathers of elementary school students I. The school, locus of the research, is public and located in a medium-sized municipality in from Sao Paulo. The results show that most participants perceive conflicts as negative caused by the lack of education in the family context. The actions directed to the children value the dialogue as a means of coping with conflicts and give the school the role of acting in their resolution.
Descrição
Palavras-chave
Conflitos escolares, Família e escola, Estilos parentais, School conflicts, Family and school, Parenting styles
Idioma
Português