Publicação: Educação escolar na prisão: para além das grades: a essência da escola e a possibilidade de resgate da identidade do homem aprisionado
Carregando...
Data
2002-08-15
Orientador
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho busca um aprofundamento das discussões existentes em relação às possibilidades e limites da educação escolar no sistema prisional. Como uma das possibilidades de influenciar positivamente a reinserção social, o estudo destaca a educação escolar, discutindo o que ela deve e o que pode fazer no interior das prisões. Seu princípio fundamental, que é por essência transformador, sugere o tempo espaço da escola como possibilidade, enquanto a cultura prisional, caracterizada pela repressão, pela ordem e disciplina, com o fim de adaptar o indivíduo ao cárcere, apresenta um tempo-espaço que determina mecanicamente as ações dos indivíduos. Partindo dessa contradição primeira, a investigação caminha no sentido de coletar dados que subsidiem a análise do papel que a escola pode desempenhar dentro das prisões. O recorte dos sujeitos para essa coleta incide sobre alunos e professores, visto serem eles os protagonistas do espaço educativo da sala de aula. Os dados obtidos são agrupados em focos de análise. Na visão dos alunos: o significado da prisão, o significado da escola, as causas do abandono da escola e o papel dos professores. Na visão dos professores: o significado da figura do professor e da escola, a sala de aula como espaço de aprendizagem de conteúdos úteis para a vida e as dificuldades encontradas na organização e funcionamento da escola na prisão. A análise feita permite repensar possíveis caminhos para as escolas das prisões. Embora inseridas em um contexto repressivo, elas desempenham a essência de sua função: mediadoras entre saberes, culturas e a realidade, oferecendo possibilidades que, ao mesmo tempo, libertem e unam os excluídos que vivem no interior das unidades prisionais.
Resumo (inglês)
In this study we try to look for a depth in the present debates related to the possibilities and limits of education in the prison system. As one of the possibilities to influence positively the social re-adjustment, this study points out the education, debating what must be clone or could be clone inside the prisons. Its fundamental principle, which is transforming, suggests that the time-space of school as a possibility, while the prison culture, characterized by repression, order and discipline, aiming to adapt the individual to prison, shows the time-space that determines mechanically the actions of the individuals. Starting from this contradiction, the investigation tries to collect data that support the analysis of the role that school can have inside the prisons. The group of people for this collecting are based on students and teachers, because they have a role in the educational classroom. The gathered data are grouped in focus of analysis. ln the view of the students: the meaning of prison, the meaning of school, the reasons for quitting school and the role of the teachers. ln the view of the teachers: the meaning of the importance of the teacher and the school, the classroom as a place for learning useful subjects to life and the difficulties found in the organization and functioning of school in the prisons. The analysis permits to rethink about the possible ways for schools in prisons. Although introduced in a repressive context, they fulfill the essence of their function: intermediaries among knowledge, cultures and the reality, offering possibilities that, at the sarne time, set free and unite the excluded ones that live in prisons.
Descrição
Idioma
Português