Publicação: A mediação do professor na alfabetização de crianças com Transtorno Específico da Aprendizagem
Carregando...
Data
Orientador
Bianchi, Vilma Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho pretende estudar a relevância da mediação do professor quanto às intervenções realizadas no processo de ensino-aprendizagem para crianças com Transtorno Específico da Aprendizagem. Deste modo, busca-se analisar os aspectos internos e externos que insidem na construção congnitiva da criança, bem como a prática docente no planejamento das atividades escolares, buscando estratégias que ajudem o professor no processo de aquisição do conhecimento. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica sistemática, utilizando artigos publicados na base de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), por meio dos descritores utilizados para a busca incial: “dificuldades de aprendizagem”, “transtornos de aprendizagem”, “alfabetização”, “dificuldades de aprendizagem e alfabetização” e “transtornos de aprendizagem da leitura e escrita”, a fim de averiguar outras perspectivas acerca do tema. Por fim, é propósito desta pesquisa, compreender como se dá a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem, quanto à aquisição da escrita e da leitura em crianças com Transtorno Específico da Aprendizagem, identificando estratégias do educador que o auxiliem no âmbito escolar quanto às especificidades de cada aluno, tendo como principal referencial teórico as concepções abordadas pelas Teorias Interacionistas.
Resumo (inglês)
This work intends to study the relevance of the teacher's mediation regarding the interventions carried out in the teaching-learning process for children with Specific Learning Disorder. In this way, we seek to analyze the internal and external aspects that are part of the child's cognitive construction, as well as the teaching practice in the planning of school activities, seeking strategies that help the teacher in the process of acquiring knowledge. Therefore, a systematic bibliographical review will be carried out, using articles published in the Scielo database (Scientific Electronic Library Online), through the descriptors used for the initial search: “learning difficulties”, “learning disorders”, “literacy”. , “learning and literacy difficulties” and “reading and writing learning disorders”, in order to ascertain other perspectives on the subject. Finally, the purpose of this research is to understand how the teacher mediates in the teaching-learning process, regarding the acquisition of writing and reading in children with Specific Learning Disorder, identifying strategies of the educator that help him in the school environment regarding to the specificities of each student, having as main theoretical reference the conceptions addressed by Interactionist Theories.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Prática de ensino, Dislexia, Disortografia, Literacy, Teaching-learning, Teacher mediation, Specific Learning Disorder
Idioma
Português