Publicação: O Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Celeste Filho, Macioníro 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo geral deste trabalho é analisar o modo com o qual o ensino de História Local é abordado nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Bauru. Além disso, de forma específica, identificar como o ensino da História Local é discutido nos trabalhos acadêmicos dos últimos 10 anos; propor como produto educacional um livro paradidático de acesso digital que contribua com a prática educativa do professor para esse conteúdo em sala de aula e oportunizar, com o produto, um ensino de História Local a partir do acesso às fontes primárias e secundárias que contam a história da cidade. Assim, contribuir para que o ensino da história da localidade seja também entendido como meio para o ensino de outros conceitos históricos, propiciando que tais conceitos possam ser generalizados para outros tempos e espaços. A pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica das produções acadêmicas sobre o tema nos últimos dez anos (2012/2022) e a pesquisa de campo que foi feita a partir de entrevistas com professoras do Sistema Municipal de Educação de Bauru. A partir daí, possibilitou-se elencar 5 categorias de análise: identidade e pertencimento, contexto histórico e conexão com a realidade presente, desenvolvimento de habilidades de pesquisa, resgate e preservação da cultura local e memória coletiva, formação cidadã e desenvolvimento do senso crítico. A partir daí, discutir as práticas docentes sobre o ensino da História Local e propor um produto educacional alinhado às necessidades da escola. Ao final, concluiu-se que apesar da singela produção acadêmica dedicada ao tema, é possível entender o quanto é preciso que se dedique à organização de determinados conteúdos com a finalidade de valorizar a História Local e resgatar a memória considerando o estudante como agente também produtor de história.
Resumo (inglês)
The overall aim of this study is to analyze the manner in which the teaching of Local History is approached in the early years of elementary education in the municipality of Bauru. Specifically, it aims to identify how Local History education has been discussed in academic works over the past 10 years, and to propose an educational product in the form of a digital supplementary book that contributes to the teacher's educational practice in the classroom. The objective is to facilitate Local History teaching by providing access to primary and secondary sources that narrate the history of the city. This educational product aims to enable the understanding of the local history as a means to teach other historical concepts, allowing these concepts to be generalized to other times and spaces. The research is based on a bibliographic review of academic productions on the topic over the last ten years (2012/2022) and field research conducted through interviews with teachers from the Municipal Education System of Bauru. From there, it was possible to list 5 categories of analysis: identity and belonging, historical context and connection with the present reality, development of research skills, rescue and preservation of local culture and collective memory, citizen training and development of critical sense. From there, they discussed teaching practices in relation to the teaching of local history and proposed an educational product in line with the school's needs. In the end, it was concluded that despite the limited academic production dedicated to the subject, it is possible to understand how much needs to be dedicated to the organization of certain content with the aim of valuing Local History and rescuing memory, considering the student as an agent who also produces history.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de história, História local, Ensino fundamental
Idioma
Português
Como citar
CARNEIRO, Maria Raquel. O ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Macioníro Celeste Filho. 2024. 80 p. Dissertação (Mestrado - Docência para a Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências, Bauru, 2024.