Logotipo do repositório
 

Publicação:
O Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorCeleste Filho, Macioníro [UNESP]
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Raquel
dc.date.accessioned2024-04-19T18:15:59Z
dc.date.available2024-04-19T18:15:59Z
dc.date.issued2024-02-27
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é analisar o modo com o qual o ensino de História Local é abordado nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Bauru. Além disso, de forma específica, identificar como o ensino da História Local é discutido nos trabalhos acadêmicos dos últimos 10 anos; propor como produto educacional um livro paradidático de acesso digital que contribua com a prática educativa do professor para esse conteúdo em sala de aula e oportunizar, com o produto, um ensino de História Local a partir do acesso às fontes primárias e secundárias que contam a história da cidade. Assim, contribuir para que o ensino da história da localidade seja também entendido como meio para o ensino de outros conceitos históricos, propiciando que tais conceitos possam ser generalizados para outros tempos e espaços. A pesquisa teve como base a pesquisa bibliográfica das produções acadêmicas sobre o tema nos últimos dez anos (2012/2022) e a pesquisa de campo que foi feita a partir de entrevistas com professoras do Sistema Municipal de Educação de Bauru. A partir daí, possibilitou-se elencar 5 categorias de análise: identidade e pertencimento, contexto histórico e conexão com a realidade presente, desenvolvimento de habilidades de pesquisa, resgate e preservação da cultura local e memória coletiva, formação cidadã e desenvolvimento do senso crítico. A partir daí, discutir as práticas docentes sobre o ensino da História Local e propor um produto educacional alinhado às necessidades da escola. Ao final, concluiu-se que apesar da singela produção acadêmica dedicada ao tema, é possível entender o quanto é preciso que se dedique à organização de determinados conteúdos com a finalidade de valorizar a História Local e resgatar a memória considerando o estudante como agente também produtor de história.pt
dc.description.abstractThe overall aim of this study is to analyze the manner in which the teaching of Local History is approached in the early years of elementary education in the municipality of Bauru. Specifically, it aims to identify how Local History education has been discussed in academic works over the past 10 years, and to propose an educational product in the form of a digital supplementary book that contributes to the teacher's educational practice in the classroom. The objective is to facilitate Local History teaching by providing access to primary and secondary sources that narrate the history of the city. This educational product aims to enable the understanding of the local history as a means to teach other historical concepts, allowing these concepts to be generalized to other times and spaces. The research is based on a bibliographic review of academic productions on the topic over the last ten years (2012/2022) and field research conducted through interviews with teachers from the Municipal Education System of Bauru. From there, it was possible to list 5 categories of analysis: identity and belonging, historical context and connection with the present reality, development of research skills, rescue and preservation of local culture and collective memory, citizen training and development of critical sense. From there, they discussed teaching practices in relation to the teaching of local history and proposed an educational product in line with the school's needs. In the end, it was concluded that despite the limited academic production dedicated to the subject, it is possible to understand how much needs to be dedicated to the organization of certain content with the aim of valuing Local History and rescuing memory, considering the student as an agent who also produces history.en
dc.identifier.citationCARNEIRO, Maria Raquel. O ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Macioníro Celeste Filho. 2024. 80 p. Dissertação (Mestrado - Docência para a Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências, Bauru, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/255240
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de históriapt
dc.subjectHistória localpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.titleO Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.title.alternativeTeaching local history in the early years of elementary schoolen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FC 33004056091P0
unesp.knowledgeAreaEnsino
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básica

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carneiro_mr_me_bauru.pdf
Tamanho:
607.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: