Publicação: Melodias arquitetônicas: construindo notas de aprendizagem em Presidente Prudente - SP
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bartholomei, Carolina Lotufo Bueno 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Presidente Prudente - FCT - Arquitetura e Urbanismo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente monografia visa explorar a integração entre música, arquitetura e educação por meio da elaboração de um projeto voltado à música pública em Presidente Prudente - SP, com foco na aplicação de estratégias acústicas e arquitetônicas que promovam a interação social, a valorização cultural e a acessibilidade sonora no espaço escolhido. A pesquisa aborda os fundamentos teóricos da acústica aplicada e a integração da música como ferramenta para transformar não apenas ambientes públicos, como também o comportamento humano. Há evidências da influência da música para o bem estar das pessoas e seu desenvolvimento neurológico e corporal: a musicalização ou o aprendizado de um instrumento podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à lógica e à concentração, especialmente em jovens, facilitando a assimilação de conteúdos em diversas disciplinas. Percebe-se a importância da estruturação de um local planejado para as atividades musicais diante de uma arquitetura adequada em seu contexto de implantação. Assim, a partir da revisão bibliográfica sobre acústica arquitetônica e da análise prática de soluções acústicas adequadas a diferentes contextos, o projeto proposto visa criar recintos sonoros tratados tanto para o isolamento quanto para o condicionamento acústico, além de aspectos estéticos e funcionais, proporcionando aos alunos o estudo musical de forma confortável.
Resumo (inglês)
This monograph aims to explore the integration between music, architecture and education through the elaboration of a project focused on public music in Presidente Prudente - SP, focusing on the application of acoustic and architectural strategies that promote social interaction, cultural appreciation and sound accessibility in the chosen space. The research addresses the theoretical foundations of applied acoustics and the integration of music as a tool to transform not only public environments, but also human behavior. There is evidence of the influence of music on people's well-being and their neurological and bodily development: musicalization or learning an instrument can contribute to the development of skills related to logic and concentration, especially in young people, facilitating the assimilation of content in various disciplines. The importance of structuring a planned location for musical activities can be seen with appropriate architecture in its context of implementation. Thus, based on the bibliographical review on architectural acoustics and the practical analysis of acoustic solutions suitable for different contexts, the proposed project aims to create sound enclosures treated for both isolation and acoustic conditioning, in addition to aesthetic and functional aspects, providing students with study music comfortably.
Descrição
Palavras-chave
Arquitetura, Música, Musicalização, Conforto acústico, Architecture, Music, Musicalization, Acoustic comfort
Idioma
Português
Como citar
IWAMOTO, Mireley Júnia de Lima. Melodias arquitetônicas: construindo notas de aprendizagem em Presidente Prudente - SP. Orientador: Carolina Lotufo Bueno Bartholomei. 2025. 206 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.