Publicação: Currículo em movimento: do currículo prescrito ao real
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa surgiu após estudos sobre a temática do currículo, suas aplicações e dimensões,
durante a disciplina “Currículo, Programas e Projetos” do curso de Pedagogia da Faculdade
de Ciências, UNESP/Bauru. Após análises sobre a temática currículo e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), articulou-se a investigação acerca de quais modificações ou
adaptações nos currículos escolares ocorreram devido a pandemia causada pela Covid-19,
contexto este que refletiu nas práticas pedagógicas em sala de aula, buscando assim, amenizar
as problemáticas advindas do isolamento social, visto que a pandemia modificou a realidade
escolar, consequentemente vindo a refletir no rendimento escolar. O estudo teve como
enfoque o Ensino Fundamental I, mais precisamente o 5º ano. Ao analisar como o currículo é
aplicado em sala de aula, elaboramos as seguintes questões: Como as(os) professoras(es)
constroem seus planos de aula? Há diagnóstico sobre quais conhecimentos os alunos já
possuem antes de serem ministrados os conteúdos? Os alunos são importantes para a
construção do currículo? De que maneira a pandemia da Covid-19 modificou as práticas
pedagógicas e a implementação do currículo? A pandemia poderá ser uma nova razão para o
baixo rendimento escolar? A forma como o currículo é trabalhado pode vir a amenizar essa
situação? Essas e outras questões emergiram, pois se relacionam com as práticas pedagógicas
do professor e seus resultados em sala de aula com os alunos. Assim, o objetivo da pesquisa
foi analisar o processo de implementação do currículo oficial e seus efeitos no rendimento
escolar, dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do
interior do Estado de São Paulo, em contexto pandêmico. Foram, portanto, etapas do trabalho:
1) Estudos sobre o currículo e sua implementação; fracasso escolar; impactos da pandemia
para o setor educacional; 2) Pesquisa de campo: análise documental, observação do cotidiano
da sala de aula e envio de questionário virtual para professores; 3) Análise e interpretação dos
resultados. Concebemos que as análises sobre a temática do currículo prescrito e currículo
real são importantes para formação de futuros professores na compreensão da distância sobre
o que está prescrito oficialmente e o que se efetiva em sala de aula, por meio das alterações
necessárias ao currículo oficial diante o contexto pandêmico.
Resumo (inglês)
The research arose after studying the theme of the curriculum, its applications and
dimensions, during the "Curriculum, Programs and Projects" course in the Pedagogy program
at the College of Sciences, UNESP/Bauru. After analyzing the theme of the curriculum and
the National Common Curricular Base (BNCC), the research was articulated about which
modifications or adaptations in school curricula occurred due to the Covid-19 pandemic, a
context that reflected on pedagogical practices in the classroom, seeking to alleviate the
problems arising from social isolation, since the pandemic modified the school reality,
consequently reflecting on academic performance. The study focused on Elementary School I,
specifically 5th grade. Analyzing how the curriculum is applied in the classroom, we
formulated the following questions: How do teachers construct their lesson plans? Is there a
diagnosis of which knowledge students already have before the content is taught? Are
students important for the construction of the curriculum? In what way did the Covid-19
pandemic modify pedagogical practices and the implementation of the curriculum? Could the
pandemic be a new reason for poor academic performance? Can the way the curriculum is
worked on mitigate this situation? These and other questions emerged because they are related
to the teacher's pedagogical practices and their results in the classroom with students. Thus,
the aim of the research was to analyze the process of implementing the official curriculum and
its effects on the academic performance of 5th grade students at a public state school in the
interior of the state of São Paulo, in a pandemic context. Therefore, the work had the
following stages: 1) Studies on the curriculum and its implementation; school failure; impacts
of the pandemic on the education sector; 2) Field research: document analysis, observation of
the classroom daily routine, and sending a virtual questionnaire to teachers; 3) Analysis and
interpretation of the results. We believe that analysing the theme of the prescribed curriculum
and the actual curriculum are important for the formation of future teachers in understanding
the distance between what is officially prescribed and what is effectively implemented in the
classroom, through the necessary changes to the official curriculum in the face of the
pandemic context.
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Rendimento escolar, Covid-19, Curriculum, Academic performance
Idioma
Português