Publicação: A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mattos, Wladimir Farto Contesini 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos.
Resumo (inglês)
This work aims to raise a reflection and discussion aimed at educators about the application of
active methods in music education in solfeggio classes, so that it becomes an important
resource with regard to this practice. The work was elaborated based on the formalization
experience of a proposal of practical pedagogical activity, supported by a brief bibliographic
review on fundamental concepts, being this work divided into 5 chapters: Introduction, The
solfeggio, The Active Methods, The practice, and the considerations finals. During the
research, subjects related to the practice of solfeggio, its classifications and possibilities of
applications are addressed; and contextualization of what is called active methods in music
education, what is defended, what is its origin and importance. Finally, in the last chapter, I
describe the practice of solfeggio that was elaborated and applied, with comments and
theoretical foundations.
Descrição
Palavras-chave
Solfejo, Música - Instrução e estudo, Aprendizagem ativa
Idioma
Português