Logotipo do repositório
 

Publicação:
A prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musical

dc.contributor.advisorMattos, Wladimir Farto Contesini [UNESP]
dc.contributor.authorAquino, Guilherme Pires de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-04-10T16:08:34Z
dc.date.available2023-04-10T16:08:34Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão e discussão voltada para educadores sobre a aplicação dos métodos ativos na educação musical nas aulas de solfejo, de modo que seja um importante recurso no que se refere a esta prática. O trabalho foi elaborado com base na formalização e experiência de uma proposta de atividade prática pedagógica, apoiada por uma breve revisão bibliográfica sobre conceitos fundamentais, sendo este trabalho dividido em 5 capítulos: Introdução, O solfejo, Os Métodos Ativos, A prática, e as considerações finais. No decorrer da pesquisa são abordados assuntos referentes à prática do solfejo, suas classificações e possibilidades de aplicações; e contextualização do que se chama de métodos ativos na educação musical, do que se defende, qual sua origem e importância. Por fim, no último capítulo, eu destino o relato da prática do solfejo que foi elaborada e aplicada, com comentários e embasamentos teóricos.pt
dc.description.abstractThis work aims to raise a reflection and discussion aimed at educators about the application of active methods in music education in solfeggio classes, so that it becomes an important resource with regard to this practice. The work was elaborated based on the formalization experience of a proposal of practical pedagogical activity, supported by a brief bibliographic review on fundamental concepts, being this work divided into 5 chapters: Introduction, The solfeggio, The Active Methods, The practice, and the considerations finals. During the research, subjects related to the practice of solfeggio, its classifications and possibilities of applications are addressed; and contextualization of what is called active methods in music education, what is defended, what is its origin and importance. Finally, in the last chapter, I describe the practice of solfeggio that was elaborated and applied, with comments and theoretical foundations.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242906
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSolfejopt
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt
dc.subjectAprendizagem ativapt
dc.titleA prática como o cerne do solfejo na aprendizagem musicalpt
dc.title.alternativePractice as the core of solfejo in musical learningen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
aquino_gp_tcc_ia.pdf
Tamanho:
615.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
aquino_gp_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
302.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: