Publicação: Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
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Data
Autores
Orientador
Langhi, Rodolfo 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo tem como problemática central a relação entre teoria e prática no ensino de Astronomia. Pesquisas revelam a necessidade de compreender as relações entre a escola e a universidade por constatarem um distanciamento dos conhecimentos produzidos em ambas as instâncias. Nesse caminho, por meio da Análise de Discurso, foi possível estudar os efeitos de sentidos que atravessam o imaginário de uma professora em relação à pesquisa, com base nas noções de condições de produção, representação social e mecanismo de antecipação. Metodologicamente, realizou-se uma entrevista semiestruturada, cujo objeto de reflexão foi a experiência de formação continuada em uma instituição não formal de ensino. Assim, constituiu-se o corpus de análise por meio de gravação de áudio e algumas notas de campo em visita à instituição de formação. Entende-se que o entrevistado (professora) e o entrevistador (pesquisadora deste estudo) ocupam posições imaginárias que os colocam sob mecanismos de comunicação, que possibilitando que identifiquem representações relativas à atividade de pesquisa e do pesquisador nas condições teóricas previstas pela Análise de Discurso. Os resultados apontam para: a) hierarquização do conhecimento produzido entre as duas instâncias; b) o discurso que parte das universidades projeta-se simbolicamente enquanto uma imagem de autoridade de conhecimento, resultando em uma relação de poder; c) a circulação de sentidos produzidos pelas pesquisas em ensino de Astronomia estão se consolidando histórica e socialmente, para então se transformarem em práticas escolares; d) necessidade de realização de eventos (simpósios, encontros, entre outros) organizados por professores e uma dinâmica colaborativa com pesquisadores, buscando-se, assim, atuar contrariamente aos processos de individualização e mecanismos de proletarização do trabalho docente; e) pensar as visões de ciência que constituem a formação imaginária dos professores acerca das práticas de pesquisa em educação
Resumo (inglês)
The main issue of this study is the relationship between theory and practice in the teaching of astronomy. Research reveals the need to understand the relationship between school and university, as they find a gap between the knowledge produced between both instances. In this way, through Discourse Analysis, it was possible to study the effects of meanings that cross the imagination of a teacher about research based on the notions of: production conditions, social representation, anticipation mechanism. Methodologically, a semi-structured interview was carried out, whose experience of continuing education in a non-formal educational institution was the object of reflection throughout the interview. Thus, the data of analysis was constituted by means of audio recording and some field notes on a visit to the training institution. It is understood that the interviewee (teacher) and the interviewer (researcher in this study) occupy imaginary positions that place them under communication mechanisms that make it possible to identify representations about the research and researcher activity in the theoretical conditions provided for by Discourse Analysis. The results point to: a) hierarchization of the knowledge produced between the two instances, b) the discourse that comes from universities is symbolically projected as an image of knowledge authority, resulting in a power relationship; c) the circulation of meanings produced by research in astronomy teaching are consolidating historically and socially and then transforming school practices; d) need to hold events (symposiums, meetings and others) organized by professors and a collaborative dynamic with researchers, seeking to act contrary to the individualization processes and mechanisms of proletarianization of the teaching work; e) to think about the views of science that constitute the imaginary formation of teachers about research practices in education.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional, Formação continuada, Educação em astronomia, Relação teoria e prática, Análise de Discurso, Astronomy education, Theory and practice, Continuing education, Discourse analysis
Idioma
Português