Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.

dc.contributor.advisorLanghi, Rodolfo [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Fabiana Andrade de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-09-19T14:13:07Z
dc.date.available2021-09-19T14:13:07Z
dc.date.issued2020-10-09
dc.description.abstractO presente estudo tem como problemática central a relação entre teoria e prática no ensino de Astronomia. Pesquisas revelam a necessidade de compreender as relações entre a escola e a universidade por constatarem um distanciamento dos conhecimentos produzidos em ambas as instâncias. Nesse caminho, por meio da Análise de Discurso, foi possível estudar os efeitos de sentidos que atravessam o imaginário de uma professora em relação à pesquisa, com base nas noções de condições de produção, representação social e mecanismo de antecipação. Metodologicamente, realizou-se uma entrevista semiestruturada, cujo objeto de reflexão foi a experiência de formação continuada em uma instituição não formal de ensino. Assim, constituiu-se o corpus de análise por meio de gravação de áudio e algumas notas de campo em visita à instituição de formação. Entende-se que o entrevistado (professora) e o entrevistador (pesquisadora deste estudo) ocupam posições imaginárias que os colocam sob mecanismos de comunicação, que possibilitando que identifiquem representações relativas à atividade de pesquisa e do pesquisador nas condições teóricas previstas pela Análise de Discurso. Os resultados apontam para: a) hierarquização do conhecimento produzido entre as duas instâncias; b) o discurso que parte das universidades projeta-se simbolicamente enquanto uma imagem de autoridade de conhecimento, resultando em uma relação de poder; c) a circulação de sentidos produzidos pelas pesquisas em ensino de Astronomia estão se consolidando histórica e socialmente, para então se transformarem em práticas escolares; d) necessidade de realização de eventos (simpósios, encontros, entre outros) organizados por professores e uma dinâmica colaborativa com pesquisadores, buscando-se, assim, atuar contrariamente aos processos de individualização e mecanismos de proletarização do trabalho docente; e) pensar as visões de ciência que constituem a formação imaginária dos professores acerca das práticas de pesquisa em educaçãopt
dc.description.abstractThe main issue of this study is the relationship between theory and practice in the teaching of astronomy. Research reveals the need to understand the relationship between school and university, as they find a gap between the knowledge produced between both instances. In this way, through Discourse Analysis, it was possible to study the effects of meanings that cross the imagination of a teacher about research based on the notions of: production conditions, social representation, anticipation mechanism. Methodologically, a semi-structured interview was carried out, whose experience of continuing education in a non-formal educational institution was the object of reflection throughout the interview. Thus, the data of analysis was constituted by means of audio recording and some field notes on a visit to the training institution. It is understood that the interviewee (teacher) and the interviewer (researcher in this study) occupy imaginary positions that place them under communication mechanisms that make it possible to identify representations about the research and researcher activity in the theoretical conditions provided for by Discourse Analysis. The results point to: a) hierarchization of the knowledge produced between the two instances, b) the discourse that comes from universities is symbolically projected as an image of knowledge authority, resulting in a power relationship; c) the circulation of meanings produced by research in astronomy teaching are consolidating historically and socially and then transforming school practices; d) need to hold events (symposiums, meetings and others) organized by professors and a collaborative dynamic with researchers, seeking to act contrary to the individualization processes and mechanisms of proletarianization of the teaching work; e) to think about the views of science that constitute the imaginary formation of teachers about research practices in education.en
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdFPTI – Brasil Programa Ciência, Tecnologia e Inovação – C&T+I/ 901764
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214454
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEducação em astronomiapt
dc.subjectRelação teoria e práticapt
dc.subjectAnálise de Discursopt
dc.subjectAstronomy educationen
dc.subjectTheory and practiceen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleAspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.pt
dc.title.alternativeAspects of the professional development of teachers from the theory/practice dialogue in a continuing education program in Astronomyen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaLinguagem, Discurso e Ensino de Ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_fa_dr_bauru.pdf
Tamanho:
1.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.05 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: