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Publicação:
A extensão universitária e seu processo de curricularização em um curso de física de uma universidade pública: à luz do discurso do sujeito coletivo

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Orientador

Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa investiga as representações sociais de docentes sobre o processo de curricularização da extensão universitária no curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, analisando suas implicações para a formação inicial de professores. A reforma curricular em questão é orientada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018 e pela Resolução UNESP nº 41/2021, que estabelecem a obrigatoriedade da inserção de atividades extensionistas na matriz curricular, compondo pelo menos 10% da carga horária dos cursos de graduação. Para compreender os impactos dessa mudança, foi conduzido um estudo de caso longitudinal, fundamentado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuaram no primeiro ano de implementação do novo currículo, possibilitando a identificação de percepções, desafios e expectativas relacionados à curricularização da extensão. Os resultados revelam percepções diversas entre os docentes. De um lado, muitos reconhecem o potencial transformador da curricularização, destacando seu papel na integração entre ensino, pesquisa e extensão e na aproximação dos estudantes com a realidade social. Esse processo é visto como uma oportunidade para fortalecer o caráter prático da formação inicial e incentivar uma postura mais crítica e reflexiva dos futuros professores. Por outro lado, a pesquisa evidenciou desafios estruturais, como a sobrecarga de trabalho docente, a falta de recursos institucionais para apoiar as atividades extensionistas e a dificuldade de alinhar as diretrizes nacionais às especificidades locais. Além disso, emergiram tensões relacionadas ao equilíbrio entre teoria e prática e à adequação das disciplinas à nova estrutura curricular. Ao trazer uma análise detalhada sobre a implementação da curricularização da extensão no ensino superior, esta pesquisa contribui para o debate acadêmico ao fornecer subsídios teóricos e empíricos para gestores, formuladores de políticas educacionais e pesquisadores da área. Os achados reforçam a importância de estratégias institucionais que garantam a viabilidade da curricularização, bem como a necessidade de futuras investigações que explorem sua aplicação em diferentes contextos e incluam a perspectiva dos estudantes.

Resumo (inglês)

This research investigates the social representations of faculty members regarding the process of integrating university extension into the curriculum of the Physics Teacher Education program at the São Paulo State University (UNESP), Bauru campus, analyzing its implications for initial teacher training. The curricular reform in question is guided by Resolution CNE/CES No. 7/2018 and Resolution UNESP No. 41/2021, which mandate the incorporation of extension activities into the curriculum, comprising at least 10% of the total credit hours of undergraduate programs. To understand the impacts of this change, a longitudinal case study was conducted, based on the Collective Subject Discourse (CSD) methodology. Semi-structured interviews were carried out with faculty members who taught during the first year of the new curriculum’s implementation, allowing for the identification of perceptions, challenges, and expectations related to the integration of extension activities. The results reveal diverse perspectives among faculty members. On one hand, many recognize the transformative potential of curricularization, emphasizing its role in integrating teaching, research, and extension while fostering students' engagement with real-world social contexts. This process is seen as an opportunity to strengthen the practical dimension of teacher training and encourage a more critical and reflective stance among future educators. On the other hand, the study highlighted structural challenges, such as increased faculty workload, insufficient institutional resources to support extension activities, and difficulties in aligning national guidelines with local specificities. Additionally, tensions emerged regarding the balance between theory and practice and the adequacy of courses to the new curricular structure. By providing a detailed analysis of the implementation of university extension curricularization in higher education, this research contributes to the academic debate by offering theoretical and empirical insights for administrators, policymakers, and researchers in the field. The findings reinforce the importance of institutional strategies that ensure the feasibility of this curricular reform, as well as the need for future studies that explore its application in different contexts and incorporate students’ perspectives.

Descrição

Palavras-chave

currículo, formação inicial de professores, extensão universitária, curricularização, física, curriculum, teacher education, university extension, curricularization, physics

Idioma

Português

Como citar

TAMAROZZI, K. H. A extensão universitária e seu processo de curricularização em um curso de física de uma universidade pública: à luz do discurso do sujeito coletivo. 2025. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.

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