Publicação: Trajetórias de uma identificação tardia: as Altas Habilidades/Superdotação em adultos do sul do Brasil
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Data
Autores
Orientador
Rondini, Carina Alexandra 

Coorientador
Silva, Manuel Moreira da
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa mista teve como objetivo compreender a trajetória da identificação tardia das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em 36 adultos brasileiros, visando: (a) descrever os comportamentos característicos de pessoas com AH/SD na fase adulta; (b) analisar, por meio de dados secundários, como foi realizada a avaliação e a identificação tardia das AH/SD em uma instituição privada brasileira, no período de 2000 a 2022; (c) investigar os conhecimentos
prévios dos participantes sobre as AH/SD; (d) examinar as motivações pessoais, sociais, familiares, profissionais, econômicas e outras para a realização da avaliação e identificação; e (e) verificar a prevalência de um tipo de AH/SD (acadêmico ou produtivo-criativo). Para alcançar tais objetivos, foram conduzidos quatro estudos: (i) estado da arte – realizado por meio do mapeamento das publicações nacionais e internacionais sobre AH/SD na adultez, no período de 2000 a 2022, evidenciando a lacuna científica na qual esta tese se insere; (ii) estudo teórico sobre as AH/SD na perspectiva psicanalítica – que estruturou teoricamente os capítulos da presente Tese; (iii) estudo documental – análise de 36 prontuários (18 homens e 18 mulheres), com faixa etária entre 21 e 36 anos, revelando como ocorre o processo de avaliação e identificação tardia no contexto clínico privado brasileiro; e (iv) estudo de caso – realizado com seis pessoas (três homens e três mulheres), atualmente entre 30 e 40 anos, que passaram pelo processo de identificação no período de 2013 a 2020, aprofundando a compreensão das singularidades da identificação tardia. Para a discussão dos estudos, foram adotadas referências da psicanálise em interseção com autores da área de AH/SD. Já a análise dos resultados obtidos nos estudos empíricos utilizou ferramentas de estatística descritiva, além do teste Qui-quadrado para variáveis qualitativas, considerando um nível de significância de 5%. Na análise qualitativa, empregou-se o método da história de vida, que evidenciou aspectos positivos da identificação tardia, permitindo que os adultos compreendessem determinadas situações de suas vidas pregressas. Por outro lado, os participantes relataram dificuldades na apropriação de sua condição de AH/SD, devido aos estigmas sociais. Por fim, ao discutir as trajetórias daqueles que realizam a identificação tardia em nosso país, esta pesquisa buscou ampliar, no âmbito acadêmico, o panorama investigativo sobre aqueles que não foram identificados e atendidos na infância, passando grande parte de suas vidas sem conhecer suas potencialidades. No âmbito social, esta investigação pretende contribuir para o esclarecimento de mitos que atravessam a subjetividade das pessoas com AH/SD no Brasil.
Resumo (inglês)
This mixed-method research aimed to understand the trajectory of late identification of gifted and talented in 36 Brazilian adults, aiming to: (a) describe the characteristic behaviors of people with gifted and talented in adulthood; (b) analyze, through secondary data, how the assessment and late identification of gifted and talented was carried out in a Brazilian private institution, from 2000 to 2022; (c) investigate the participants' prior knowledge about gifted and talented; (d) examine the personal, social, family, professional, economic and other motivations for carrying out the assessment and identification; and (e) verify the prevalence of a type of gifted and talented (academic or productive-creative). To achieve these objectives, four studies were conducted: (i) state of the art – carried out by mapping national and international publications on gifted and talented in adulthood, from 2000 to 2022, highlighting the scientific gap in which
this thesis is inserted; (ii) theoretical study on gifted and talented from a psychoanalytic perspective – which theoretically structured the chapters of this Thesis; (iii) documentary study – analysis of 36 medical records (18 men and 18 women), aged between 21 and 36 years, revealing how the process of assessment and late identification occurs in the Brazilian private clinical context; and (iv) case study – carried out with six people (three men and three women), currently between 30 and 40 years old, who went through the identification process between 2013 and 2020, deepening the understanding of the singularities of late identification. For the discussion of the studies, references from psychoanalysis were adopted in intersection with authors from the area of gifted and talented. The analysis of the results obtained in the empirical studies used descriptive statistics tools, in addition to the Chi-square test for qualitative variables, considering a significance level of 5%. In the qualitative analysis, the life history method was used, which highlighted positive aspects of late identification, allowing adults to understand certain situations in their previous lives. On the other hand, participants reported difficulties in accepting their condition of gifted and talented, due to social stigmas. Finally, by discussing the trajectories of those who undergo late identification in our country, this research sought to broaden, in the academic sphere, the investigative panorama of those who were not identified and treated in childhood, spending a large part of their lives without knowing their potential. In the social sphere, this investigation aims to contribute to the clarification of myths that permeate the subjectivity of people with gifted and talented in Brazil.
Descrição
Palavras-chave
altas habilidades/superdotação, avaliação tardia, identificação na fase adulta, gifted and talented, late evaluation, identification in adulthood
Idioma
Português
Como citar
INCAU, Camila. Trajetórias de uma identificação tardia: as Altas Habilidades/Superdotação em adultos do sul do Brasil. 2025. Tese. (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.