Logotipo do repositório
 

Publicação:
O caderno de artista como meio para o desenvolvimento poético e criativo dos estudantes do ensino médio na Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este projeto retrata o planejamento para as oficinas de desenho utilizando o caderno de artista como o meio para realização das atividades, conexão dos estudantes da Escola Joaquim Rodrigues Madureira com a arte e a expressão. O caderno de artista foi trabalhado como recurso metodológico nas aulas de arte. Para a produção de uma análise da produção artística dos alunos-artistas, refletindo quanto ao seu desenvolvimento pessoal, aprimoramento da linguagem do desenho e perante seu repertório cultural, antes e após os trabalhos realizados nos encontros. Para tanto, utilizou-se da compreensão do conceito de professor-artista como mediador do impacto sensível na sua produção pessoal como discente, é a principal abordagem da pesquisa.

Resumo (inglês)

This project portrays the planning for drawing classes using the artist's notebook as the means to guide out activities, connecting students at the Escola Joaquim Rodrigues Madureira with art and expression. The artist's notebook was used as a methodological resource in Art classes. To produce an analysis of the artistic production of student-artists, reflecting on their personal development, improvement of the drawing language and presenting their cultural repertoire, before and after the work carried out in the meetings. To this end, we used the understanding of the concept of teacher-artist as a mediator of the sensitive impact on his personal production as a student, which is the main research approach.

Descrição

Palavras-chave

Caderno de artista, Processo criativo, Arte-educação, Ensino do desenho, Artist’s notebook, Art-education, Drawing Instruction, Creative process

Idioma

Português

Como citar

PAPA, Renato Neves. O caderno de artista como meio para o desenvolvimento poético e criativo dos estudantes do ensino médio na Escola Estadual Joaquim Rodrigues Madureira. 2024. 83f. Orientador: Joedy Luciana Barros Marins Bamonte. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação