Logotipo do repositório
 

Publicação:
Passeando e aprendendo no cerrado

dc.contributor.authorCavassan, Osmar [UNESP]
dc.contributor.authorWeiser, Veridiana de Lara [UNESP]
dc.contributor.authorRissi, Mariana Ninno [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Job Antonio Garcia [UNESP]
dc.contributor.authorJoanitti, Sabrina Anselmo [UNESP]
dc.contributor.authorCamargo, Flaviana Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:19Z
dc.date.available2016-08-24T12:44:19Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIntrodução: Atividades desenvolvidas no ambiente natural, como em uma trilha, vão além de uma simples aula prática, pois, dependendo de como esta é organizada, pode permitir que o aluno elabore suas próprias interpretações dos conteúdos envolvidos e raciocine sobre e através dos fenômenos naturais com um diferencial, o de estar no ambiente a ser estudado, vivendo aquele momento, o que envolve a percepção e, inclusive, valores estéticos. Objetivos: Buscou-se, portanto, neste trabalho, propor aos professores do ensino fundamental uma atividade de campo com o objetivo de proporcionar aos seus alunos o conhecimento da biodiversidade do cerrado, através de um contato direto com fragmentos deste tipo de vegetação. Material e métodos: Desde o ano de 2006 foi organizada a atividade Passeando e aprendendo no cerrado em parceria com o Centro de Divulgação e Memória da Ciência e Tecnologia (CDMCT), vinculado ao curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da UNESP de Bauru. A atividade utilizou-se das seguintes estratégias: recepção dos alunos (apresentação dos monitores-socialização/levantamento de concepções prévias sobre o cerrado e suas plantas e animais/abertura para discussão específica de diferentes temas de interesse do professor); percurso pela trilha no cerrado (baseada na proposição de problemas pelos monitores aos alunos); volta ao local de recepção (lanche/discussão dos problemas colocados pelos monitores no campo/fechamento da atividade). Resultados: O resultado obtido foi a participação de dezenas de turmas turmas, com mais de mil alunos recebidos e o reconhecimento desta atividade dentro da própria universidade e entre os professores da região, os quais a avaliaram positivamente. Conclusão: Considera-se, enfim, a importância de tal iniciativa, oferecendo aos professores opções de trabalho fora da sala de aula de forma organizada e com acompanhamento de monitores preparados, complementando ou iniciando seu trabalho sobre a biodiversidade do cerrado e tornando-o mais motivador.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica), Instituto de Biociências de Botucatu
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent153
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/546
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 153, 2011.
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-02-153.pdf
dc.identifier.issn1679-4605
dc.identifier.lattes0677377403805171
dc.identifier.orcid0000-0003-1860-6628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143362
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectAmbientes naturaispt
dc.subjectCerradopt
dc.titlePasseando e aprendendo no cerradopt
dc.typeResumo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0677377403805171[1]
unesp.author.orcid0000-0003-1860-6628[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentCiências Biológicas - FCpt
unesp.departmentBotânica - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1679-4605-2011-07-02-153.pdf
Tamanho:
91.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format