Publicação: Estudo da ocorrência de hábitos parafuncionais em adolescentes do ensino médio
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rezende, Maria Cristina Rosifini Alves 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Odontologia - FOA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The complexity of adolescence such as a life cycle is significant, because it involves biological, psychological, social, family and economic factors. It is common a stressful situation linked to professional project. Admission to undergraduate course becomes a priority for many teenagers. On the other hand, expectations for the maturity, independence and autonomy of the individual in transition are required by society. In this period is common the occurrence of parafunctional habits such as chewing gum or nail biting which can cause abnormal positioning of the teeth, traumatic occlusion and predisposition to dysfunction in the TMJ. These behaviors are called parafunction because have no functional purpose. The prevention, identification and interception of these habits are key components to the health of adolescents in this age group. The objective of this study was to determine the occurrence of deleterious habits among high school students of Hermesindo Alonso Gonzalez College (Três Lagoas, MS). A questionnaire proposed by Alves Rezende et al. was utilized. The sample was composed of 52 high school students from Hermesindo Alonso Gonzalez College (Três Lagoas, MS). All parents and responsible of the students received instruction about the research and preservation of identity and provide clarification if in doubt. Beyond that, they were requested to sign the informed consent in order to facilitate the participation of students. Females comprised 47,5% and males 52,5%, with age ranging from 10 to 14. The students were classified into two groups as follows: Group I-female, Group IImale. In addition, Groups I and II were classified according to type of oral habits presented. All students presented a parafunctional habit. Among the parafunctional habits resting chin on hand was the most common in both groups (80.64%, Group...
Resumo (português)
A complexidade da adolescência como ciclo vital é indiscutível, já que envolve fatores biológicos, psicológicos, sociais, familiares e econômicos, além do enfrentamento de situações de estresse. A conclusão do Ensino Médio e a procura por uma ocupação ou projeto profissional também estão presentes nesse momento. O ingresso no curso superior torna-se prioritário para muitos adolescentes. Por outro lado, as expectativas referentes ao amadurecimento, independência e autonomia do indivíduo em transição são exigidas pela sociedade. Neste período ganha destaque a ocorrência de hábitos parafuncionais como apertar os dentes, mascar chiclete, roer unhas, morder lápis, caneta, além da língua, lábios e bochechas, os quais podem ocasionar não só posicionamento anormal dos dentes e levar a uma oclusão traumática, como também predispor à disfunção na ATM. Estes comportamentos são denominados de parafunção, porque, em contraste com os comportamentos funcionais, como a mastigação, a deglutição e a fala, não apresentam propósito funcional. A prevenção, identificação e interceptação destas parafunções são componentes fundamentais para a saúde dos adolescentes nesta faixa etária. Objetivou-se determinar a ocorrência de hábitos parafuncionais em alunos do ensino médio do Colégio Hermesindo Alonso Gonzalez (Três Lagoas, MS). No presente estudo foi aplicado Questionário de Investigação de Hábitos Parafuncionais proposto por Alves Rezende et al. O universo e a amostra foram compostos pelos 52 alunos do ensino médio do Colégio Hermesindo Alonso Gonzalez (Três Lagoas, MS). Todos os responsáveis pelos alunos receberam instrução a respeito da pesquisa quanto à preservação de identidade e prestação de esclarecimentos em caso de dúvida. Ademais, foi solicitado que assinassem o termo de consentimento...
Descrição
Palavras-chave
Sistema estomatognático, Articulação temporomandibular, Adolescentes, Ensino médio, Stomatognathic system
Idioma
Português
Como citar
LIMA, Isabella Pagioro de. Estudo da ocorrência de hábitos parafuncionais em adolescentes do ensino médio. 2015. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2015.