Logotipo do repositório
 

Publicação:
"Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Miller

dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]
dc.contributor.authorBrasil, Roseli Zanon
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-13T11:43:33Z
dc.date.available2021-04-13T11:43:33Z
dc.date.issued2020-11-13
dc.description.abstractNesta pesquisa assumimos o objetivo de estudar a obra da psicanalista Alice Miller para compreender a sua crítica estabelecida sobre a pedagogia, de um modo geral, e sobre a escola, de um modo particular. Recolhemos em sua obra as análises sobre os maus-tratos cometidos contra as crianças, os seus efeitos na produção do ódio e a sua força na sustentação de uma cadeia de violência em toda a sociedade. Nós nos empenhamos em compreender o seu modo de conceber a reparação como uma forma de desfazer o ódio instalado na dinâmica de constituição do sujeito, bem como os seus efeitos sobre os coletivos em seus esforços de estabelecer uma ordem social assentada em fundamentos democráticos. Expomos os seus argumentos sobre a ineficácia de uma proposta de fazer as crianças perdoarem seus pais pelos maus-tratos cometidos. Discutimos a proposta de reparação e sua relação com a presença do “mandamento do perdão” na cultura ocidental. Analisamos o quanto a crítica sobre a escola considera ou não a possibilidade de introduzir a reparação como parte dos processos educacionais. A iniciação nos estudos da obra de Alice Miller nos permite colocar em discussão possíveis contribuições dos saberes elaborados pela Psicanálise para o estabelecimento de um horizonte de colaboração com a Educação em seu empenho para responder aos desafios colocados à escola na sociedade contemporânea.pt
dc.description.abstractThis research has as its purpose the study of the work by the psychoanalyst Alice Miller in order to comprehend her established criticism about pedagogy in general and, about schools in a particular way. We recollected from her work the analyses about mistreatment committed against children and its effects as produce of hate and its strength on the sustenance in a chain of violence in all society. We engaged in comprehend her manner to conceive the process of reparation as a way to undo the installed hatred that compose the dynamic of the subject's formation, as so the effects on the collective and its efforts of stablishing a social order supported on democratic foundation. We exposed her arguments about the inefficiency of a proposal that suggest that children forgive the mistreat of their parents. It‟s also discussed the repair proposal and its relation with “commandment of forgiveness” in the western culture. We analyze how it consists in her critics about school the insert possibilities of repair as part of educational process. Novitiate Alice Miller's work allows us put in discussion possible contributions from elaborated knowledge by Psychoanalyzes to stablish a new collaboration horizon within Education and its effort to answer challenges placed in school by contemporary society.en
dc.description.abstractEn esta investigación asumimos el objetivo de estudiar el trabajo de la psicoanalista Alice Miller para comprender su crítica establecida sobre la pedagogía, en general, y sobre la escuela, de manera particular. Reunimos en su trabajo los análisis sobre el maltrato a los niños, sus efectos en la producción de odio y su fuerza para sostener una cadena de violencia en toda la sociedad. Nos esforzamos por entender su forma de concebir la reparación como una forma de deshacer el odio instalado en la dinámica constitucional del sujeto, así como sus efectos sobre los colectivos en sus esfuerzos por establecer un orden social basado en fundamentos democráticos. Presentamos sus argumentos sobre la ineficacia de una propuesta para hacer que los niños perdonen a sus padres por el maltrato que han cometido. Discutimos la relación entre la reparación propuesta y su relación con la presencia del "mandamiento del perdón" en la cultura occidental. Analizamos cuánto la crítica a la escuela considera o no la posibilidad de introducir la reparación como parte de los procesos educativos. La iniciación en los estudios de la obra de Alice Miller nos permite discutir las posibles aportaciones de los conocimientos elaborados por el Psicoanálisis al establecimiento de un horizonte de colaboración con la Educación en su esfuerzo por dar respuesta a los retos que plantea la escuela en la sociedad contemporánea.es
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204344
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPsicanálisept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMaus tratospt
dc.subjectAlice Millerpt
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectChildhooden
dc.subjectMistreatmenten
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectInfanciaes
dc.subjectMalos tratoses
dc.title"Para seu próprio bem‟: educação e castigo na obra de Alice Millerpt
dc.title.alternativeFor your own good: education and punishment in Alice Miller's worken
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEducação: política, gestão e sujeito contemporâneopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
brasil_rz_me_rcla.pdf
Tamanho:
1.51 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: