Publicação: A relação entre teoria e prática na formação de professores: discussões sobre as possibilidades do estágio curricular no curso de Pedagogia
dc.contributor.advisor | Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] | |
dc.contributor.author | Arruda, Karem Cristina Dias de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:05Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:05Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Neste trabalho tratou-se sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores discutindo as possibilidades do estágio curricular no curso de Pedagogia. Tendo como foco a compreensão dos conceitos de teoria e prática no período de realização do estágio curricular. Como objetivo geral, procurou-se discutir a relação entre teoria e prática na formação de professores, propondo a partir desta relação, possibilidades para o estágio curricular na formação docente, inclusive na Pedagogia. Especificamente, busca-se (1) Investigar sobre os conceitos teoria e prática dentro da perspectiva da formação inicial de professores; (2) Identificar a importância do estágio curricular no curso de Pedagogia; (3) Analisar as propostas do estágio curricular nas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre formação de professores. O trabalhou foi dividido em três seções: na primeira seção analisou-se o histórico do curso de Pedagogia considerando os avanços legais e significativos do curso no Brasil; na temática do curso de Pedagogia, na segunda subseção averiguou-se as propostas do estágio curricular nas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre formação de professores, e a partir disto, procurou-se discutir possibilidades de como o estágio curricular pode ser desenvolvido e executado na formação de professores. Na segunda seção desenvolveu-se a questão da relação entre teoria e prática na formação de professores. Com isto, desenvolveu-se brevemente mais especificamente, esta relação entre teoria e prática durante o período de realização do estágio curricular. Na terceira seção buscou-se sobre as práticas investigativas e reflexivas na formação do docente apontando para o desenvolvimento destas práticas no estágio curricular. Optou-se pela pesquisa qualitativa, onde se realizou uma consulta documental às Diretrizes Curriculares Nacionais sobre formação de professores com análise de conteúdo e... | pt |
dc.format.extent | 46 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009153430206341 | |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Karem Cristina Dias de. A relação entre teoria e prática na formação de professores: discussões sobre as possibilidades do estágio curricular no curso de Pedagogia. 2018. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915343.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203437 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Prática de ensino | pt |
dc.subject | Estagios supervisionados | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | A relação entre teoria e prática na formação de professores: discussões sobre as possibilidades do estágio curricular no curso de Pedagogia | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1