Publicação:
Professora da educação infantil em processo de inserção na docência: a vida docente compartilhada em um curso de formação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-10-17

Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Pós-graduação

Educação - IB 33004137064P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo versa sobre a temática do processo formativo de professores em inserção na carreira docente e foi orientado por algumas inquietações: de que forma se constituiu o processo de iniciação à carreira docente? Qual a importância da formação continuada com o enfoque na iniciação docente no percurso vivido ao participar do referido curso? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva narrativa de experiência do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), apoiada nas propostas dos autores Bakhtin (1986), Benjamin (1994) e Ginzburg (1989), na qual tomei como objeto de estudo meu próprio processo formativo durante a inserção à carreira docente, quando participei de um curso de formação para professores em início de carreira docente. Diante do percurso enriquecedor vivido no curso durante esses anos iniciais de minha carreira, me proponho a narrar esse trajeto pessoal e coletivo afirmando o crescimento pessoal e profissional obtido com essa proposta de formação. O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar e compreender o processo de constituição docente de uma professora em início da carreira docente a partir de sua participação em um curso de formação continuada e os objetivos específicos foram: identificar as contribuições deste curso de formação destinado a professores em início da carreira docente e aprofundar a compreensão da temática do acompanhamento de professores em início de carreira a partir de sistematização da produção científica que discute o acompanhamento desses professores. O material utilizado para a elaboração da pesquisa está constituído pelas minhas escritas e que foram propostas pelo referido curso de formação, e-mails e os cadernos com anotações produzidos por mim como participante (nos anos de 2017, 2018, 2019). Para ampliar as discussões acerca da temática foco da pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica no banco de teses e dissertações da CAPES, abrangendo o período de 2017 a 2021 com as palavras-chave “professores em início da carreira docente” e “acompanhamento de professores iniciantes”. Esperava-se que os estudos trouxessem mais elementos para melhor compreender esse processo de início na carreira docente, porém foram encontrados apenas quatro trabalhos envolvendo a temática “acompanhamento de professores em início de carreira docente”. Ao final foram trazidas lições que foram se revelando ao longo da escrita deste trabalho e que indiciam um processo de constituição docente sustentado: no compartilhamento das práticas docentes, na troca de experiências; no incentivo da reflexão sobre a própria prática, nos desabafos que transformaram angústias em mudanças no fazer docente; no esclarecimento de aspectos burocráticos do fazer pedagógico; no enxergar os aspectos positivos da profissão que nos levaram a nos afirmar na profissão.

Resumo (inglês)

The present study is based on the training process of teachers entering their career and was guided by the following concerns: how was the process of initiation to the teaching career constituted? What is the importance of continuing education with a focus on teaching initiation in the journey experienced when participating on the course? This research has a qualitative approach, putting into perspective my own training process to create a narrative of lived experience as an object of study (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), supported by the proposals of the authors Bakhtin (1986), Benjamin (1994) and Ginzburg (1989), in which I took part in a training course for teachers at the beginning of their career. In view of the enriching journey experienced in the course of the early years of my career, I propose to narrate my personal and collective journey, affirming the personal and professional growth obtained with this training proposal. The research aimed to analyze and understand the process of teaching constitution of a teacher at the beginning of their career, looking at their participation in a continuing education course, with the following specific objectives: to identify the contributions of this training course for teachers at the beginning of a teaching career and to deepen the understanding of the theme of monitoring teachers at the beginning of their careers based on the systematization of scientific production that discusses the monitoring of these teachers. The material used for the elaboration of the research consists of my writings, which were proposed by the aforementioned training course, emails and notebooks with my notes produced as a participant (in the years 2017, 2018, 2019). In order to increase the discussions about the focus of the research, bibliographical research was carried out at CAPES database for theses and dissertations published from 2017 to 2021 with the keywords “teachers in the beginning of the teaching career” and “monitoring of beginner teachers”. It was expected that the research could bring more elements to better understand the process of starting a teaching career, but only four works were found involving the theme of monitoring teachers at the beginning of their teaching career. At the end, lessons were revealed throughout the writing of this work, and that indicates a process of teaching constitution sustained by: the sharing of teaching practices, the exchange of experiences; encouraging reflection on one's own practice, the outbursts that transformed anxieties into changes in teaching practice; clarifying bureaucratic aspects of pedagogical work; and seeing the positive aspects of the profession that led us to assert ourselves in the profession.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação