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Publicação:
Um estudo das modalidades do conto moderno sob a perspectiva de Edgar Allan Poe, Anton Tchekhov, Katherine Mansfield e Clarice Lispector

dc.contributor.advisorFranco Junior, Arnaldo [UNESP]
dc.contributor.authorMilani, Maria Alice Sabaini de Souza
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-01-03T12:28:51Z
dc.date.available2019-01-03T12:28:51Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractA partir da matriz de conto criada por Edgar Allan Poe, os contistas Anton Tchekhov, Katherine Mansfield e Clarice Lispector criaram, em virtude do traço de originalidade de cada um, novas modalidades de conto moderno. O presente trabalho tem como objetivo estudar a contribuição dos autores selecionados para o desenvolvimento do gênero e a criação de novas modalidades do conto moderno, a partir de sua origem com Poe (conto de efeito), de seu desdobramento com Tchekhov (conto de atmosfera), da inserção do lirismo, da ênfase na dimensão subjetiva e na sutileza na linguagem com Mansfield e, por fim, da introdução da metatextualidade como um procedimento de escrita singular na contística Lispector. Para levar a cabo o nosso estudo, selecionamos alguns contos representativos do fazer literário dos três últimos contistas, a saber: “O beijo” escrito por Tchekhov; “The Swing of the Pendulum”, “Bliss”, “Garden Party”, escritos por Mansfield; “O triunfo”, “A imitação da rosa”, “Os desastres de Sofia”, “A quinta história”, “Explicação”, “O homem que apareceu”, “Por enquanto”, “Dia após dia”, escritos por Lispector. A escolha desse corpus deveu-se ao fato de que tais contos são significativos para a metodologia que norteará a pesquisa, uma vez que por meio desses contos é possível identificar os princípios estéticos criados pelos autores e realizados em sua produção contística, rompendo com a tradição, questionando a temporalidade e a causalidade convencionais, posto que, para tais contistas, com exceção de Poe, o tempo ficcional não se restringe ao tempo cronológico, mas se desprende dele para ligar momentos separados temporalmente, unindo-os em um único acontecimento capaz de proporcionar ao autor um conflito dramático significativo para a configuração de sua narrativa breve. Essa construção está presente na obra contística desses escritores, e proporciona ao leitor um envolvimento que se dá não apenas por meio da história narrada, mas também pelo enredo, que, como uma segunda história, se constrói nas estrelinhas pelos indícios daquilo que não é declarado, mas sugerido. A relação entre os procedimentos estéticos propostos pelos contistas (Poe, Tchekhov, Mansfield) em textos não ficcionais e a manifestação de tais procedimentos em seus contos será o ponto de partida para analisarmos de que modo uma certa teorização está presente na produção contística desses escritores. Entretanto, no caso de Lispector a reflexão sobre o escrever e o narrar se dá, diferentemente dos demais autores, pela inserção da metatextualidade na narrativa, procedimento que ela transforma num traço característico de sua contística, ou seja, em Lispector a “sistematização” da reflexão “teórica” se apresenta inserida no próprio desenvolvimento de seus contos. Desse modo, a nossa proposta de um estudo sobre essas modalidades do conto moderno, cuja ênfase recairá na metatextualidade do conto moderno clariciano, visa caracterizar as modalidades de conto realizadas por esses escritores, identificando, nelas, os traços de inovação em relação ao conto tradicional. Além disso, pretendemos identificar quais são as concepções teóricas sobre o gênero conto que tais escritores afirmam seja em sua contística, seja em outras modalidades de texto em que se evidencia uma reflexão sobre o narrar, o escrever, o fazer literário e a escrita de um conto.pt
dc.description.abstractBased on the short story matrix created by Edgar Allan Poe, the writers Anton Tchekhov, Katherine Mansfield, and Clarice Lispector created new modalities of the modern short story due to their own particularities. This study aims to investigate the contribution of these authors in developing the genre and creating new modalities of the modern short story, from its origin in Poe (short story as unity of effect), unfolding in Tchekhov (atmospheric short story), the addition of lyrism, focus on the subjective dimension, and subtle language in Mansfield, and, finally, the introduction of metatextuality as a unique writing procedure in Lispector. For that purpose, we selected a few significant pieces of the last three writers’ work: “O beijo”, by Tchekhov; “The Swing of the Pendulum”, “Bliss”, “Garden Party”, by Mansfield; “O triunfo”, “A imitação da rosa”, “Os desastres de Sofia”, “A quinta história”, “Explicação”, “O homem que apareceu”, “Por enquanto”, “Dia após dia”, by Lispector. We opted for these pieces as our corpus to match the chosen methodology, since they allow us to identify the aesthetic principles created by the authors and demonstrated in their work. They show how their authors break with the literary tradition and question the conventional temporality and causality. Aside from Poe, the writers here selected believed that narrative time is not bound to the chronological time, but detaches from it in order to unite disconnected moments. Those are tied in a single happening, capable of providing the writer with a dramatic conflict that is significant to their short narrative configuration. This construction is present in those authors' short stories, and allows the reader to be involved in both story and plot. The plot acts as a second story and is built implicitly, through indications of what is suggested, not declared. The relation between the aesthetic procedures proposed and used by the short story writers (Poe, Tchekhov, Mansfield) in non-fictional texts, as well as the manifestation of said procedures, will be the starting point to analyze how a sort of theorization is part of their writing. In Lispector, however, the reflection about writing and narrating occurs differently. She inserts metatextuality into the narrative and turns it into a specific trait of her short story work. In other words, the "systematization" of the "theoretical" reflection is inserted through the course of her short stories. In studying those modalities of the modern short story, focusing on the metatextuality in Lispector's model, the aim is to characterize the different ways the short story is written by each author and identify their innovations in relation to the traditional model. Besides, we also intend to identify which are the theoretical assumptions about the short story genre that the authors reinforce, either in their fictional work or other text modalities where they demonstrate reflection about narrating, writing, writing literature, and writing short stories.en
dc.description.abstractÀ partir de la matrice de nouvelle créé par Edgar Allan Poe, les auteurs Anton Tchekhov, Katherine Mansfield et Clarice Lispector ont créé, grâce aux caractéristiques propres de chacun, des nouvelles modalités de nouvelles modernes. Le but de cette étude est d'analyser la contribution des auteurs sélectionnés pour le développement du genre et la création de nouvelles modalités de la nouvelle moderne, à partir de son origine avec Poe (nouvelle d'effet), de son déroulement avec Tchekhov (nouvelle d'atmosphère), de l'insertion du lyrisme, de l'emphase dans la dimension subjective et dans la subtilité du langage dans l'oeuvre de Mansfield. Finalement, on le fera à partir de l'introduction de la métatextualité comme une procédure d'écriture singulière dans l'oeuvre de Lispector. Pour accomplir ce travail, on a sélectionné certaines nouvelles représentatives de la façon d'écrire des trois derniers auteurs, c'est-à-dire : « Le baiser » écrit par Tchekhov; « The swing of the Pendulum », « Bliss », « Garden Party », écrits par Mansfield, « Le triomphe », « L'imitation de la rose », « Les malheurs de Sophie », « La cinquième histoire », « Explication », « O homem que apareceu », « Por enquanto », « Dia após dia », écrits par Clarice Lispector. L'option pour ce groupe de textes est arrivé parce que ces nouvelles sont significatives pour la méthodologie qui guidera la recherche, puisqu'à l'aide de ces nouvelles on pourra identifier les principes esthétiques créés par les auteurs et produits dans leur production de nouvelles. De cette façon, on brise la tradition, on questionne la temporalité et la causalité conventionnelles, vu que, pour ces auteurs, sauf Poe, le temps fictif n'est pas restrictif au temps chronologique. Il en est pourtant indépendant et de cette manière, il relie des moments séparés temporairement dans un seul événement capable de fournir à l'auteur un conflit dramatique significatif pour la configuration de son bref récit. Cette construction fait partie du corps de l'oeuvre de des écrivains et elle est capable de fournir aux lecteurs un engagement qui n'arrive pas uniquement à partir de l'histoire racontée, mais aussi à partir de l'intrigue. Celle-ci, qui se développe comme une deuxième histoire, se déroule entre les lignes par les indices de ce qui n'est pas déclaré, mais suggéré. La relation entre les procédures esthétiques proposés par les auteurs (Poe, Tchekhov, Mansfield) dans des textes non-fictionnels et la manifestation de ces procédures dans leurs oeuvres sera le point de départ pour les analyses. De cette façon, une certaine théorisation fera partie de la production de nouvelles des écrivains. Pourtant, dans le cas de Lispector la réflexion sur l'écriture et le récit a lieu, différemment des autres auteurs, par l'insertion de la métatextualité du récit, procédure que Lispector transforme dans un trait caractéristique de son oeuvre. Ainsi la « systématisation » de la réflexion « théorique » de l'écrivaine s'insère dans le propre développement de ses nouvelles. De cette manière, notre proposition d'une étude de ces modalités de nouvelles modernes, dont l'emphase sera la métatextualité de la nouvelle moderne de Clarice, a comme but caractériser les modalités de nouvelle faites par ces auteurs. On y identifiera les traits d'innovation par rapport à la nouvelle traditionnelle. On y identifiera les traits d'innovation par rapport à la nouvelle traditionnelle. De plus, on a l'intention d'identifier quelles sont les conceptions théoriques à propos du genre « nouvelle » que ces écrivains, soit à partir de leurs oeuvres, soit dans d'autres modalités de texte où le plus évident est la réflexion du récit, affirment l'écriture de littérature et d'une nouvelle.fr
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (FAPERO)
dc.description.sponsorshipIdProc 07/2014 – 003
dc.identifier.aleph000911187
dc.identifier.capes33004153015P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180332
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAnton Tchekhovpt
dc.subjectClarice Lispectorpt
dc.subjectConto Modernopt
dc.subjectEdgar Allan Poept
dc.subjectEscritapt
dc.subjectKatherine Mansfieldpt
dc.subjectModern Short Storyen
dc.subjectWritingen
dc.subjectÉcriturefr
dc.subjectNouvelle modernefr
dc.titleUm estudo das modalidades do conto moderno sob a perspectiva de Edgar Allan Poe, Anton Tchekhov, Katherine Mansfield e Clarice Lispectorpt
dc.title.alternativeA study of the modalities of the modern short story from the perspective of Edgar Allan Poe, Anton Tchekhov, Katherine Mansfield and Clarice Lispectoren
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8982117046879772[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6360-8502[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.graduateProgramLetras - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaTeoria e estudos literáriospt
unesp.researchAreaPerspectivas teóricas no estudo da literaturapt

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