Imaginação na educação científica: perfil dos estudos nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
Autores
Orientador
Moraes, Tatiana Schneider Vieira de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos trabalhos que discutem a relação entre imaginação e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, foram analisados artigos, dissertações e teses que investigam o papel da imaginação na construção do conhecimento científico. Não foi estabelecido um recorte temporal específico, de modo a permitir a identificação do início das produções sobre a temática e a inclusão do maior número possível de pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos. Os resultados indicam que a imaginação contribui para o engajamento dos estudantes, a formulação de hipóteses e a compreensão de
conceitos abstratos, especialmente quando associada às estratégias interdisciplinares e metodologias ativas. No entanto, desafios como a falta de
formação docente e a rigidez curricular dificultam a aplicação dessas abordagens. Conclui-se que a promoção de práticas pedagógicas baseadas na imaginação pode tornar o Ensino de Ciências mais significativo e acessível, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico desde os primeiros anos escolares.
Resumo (inglês)
This study aims to characterize the profile of works that discuss the relationship between imagination and science teaching in the early years of elementary school. Using a qualitative approach and a literature review, articles, dissertations, and theses that investigate the role of imagination in the construction of scientific knowledge were analyzed. No specific time frame was established, in order to identify the emergence of studies on the topic and to include the largest possible number of research works produced over the years. The results indicate that imagination contributes to student engagement, hypothesis formulation, and the understanding of abstract concepts, especially when associated with interdisciplinary
strategies and active methodologies. However, challenges such as the lack of teacher training and curricular rigidity hinder the application of these approaches. It is concluded that the promotion of pedagogical practices based on imagination can make science education more meaningful and accessible, contributing to the development of critical thinking from the early school years.
Descrição
Palavras-chave
Ciência, Imaginação, Ensino fundamental, Science, Imagination, Elementary education
Idioma
Português

