Publicação: Da volúpia do pecado e dos delírios da carne: desejo e sexualidade em Cassandra Rios (1948).
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Data
Autores
Orientador
Naxara, Márcia Regina Capelari 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCHS 33004072013P0
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Cassandra Rios (1932-2002), pseudônimo de Odette Rios, é conhecida como “a escritora mais proibida do Brasil”. Nascida em São Paulo, filha de pais espanhóis aqui radicados, publicou seu primeiro livro A Volúpia do Pecado em 1948, aos 16 anos, seguido de Carne em Delírio (1948). Ao longo de sua carreira, produziu mais de 50 romances, além de contos, poesias e duas autobiografias. Adquiriu a alcunha de “escritora maldita” e “pornográfica”, com seus mais de 30 livros vetados, principalmente na década de 1970, pelo aparato censório da Ditadura CivilMilitar. Faleceu em 2002, deixando vasta obra literária, quase sempre esquecida, apesar das inúmeras edições. Nesta tese, tenho por objetivo investigar discursos sobre desejo e sexualidade na produção literária de Cassandra Rios, pensando seus escritos como discursos sobre gênero e sexualidade vistos em uma perspectiva histórica, como parte do dispositivo histórico de sexualidade no Brasil, já que fez e faz circular imagens, significados, ditos, noções de sexualidade, sobretudo, as dissidentes. Para tanto, elegi seu primeiro romance, A Volúpia do Pecado (1948), e seu segundo romance, Carne em Delírio (1948), em leitura historiográfica, a partir de pressupostos teóricos de Michel Foucault, Judith Butler, Adrienne Rich e Monique
Wittig. Especificamente, investigo os discursos acerca da sexualidade neles postos em circulação, observando o aspecto da lesbiandade e da adolescência, levando em conta uma voz juvenil da autora e das personagens no primeiro romance e, mais notadamente, questões da sexualidade e relações familiares no segundo romance. A primeira parte intitulada “Capa,
contracapa e orelha”, traz apontamentos biográficos e uma breve exposição da trajetória de Cassandra Rios, particularmente do momento em que publica seus primeiros escritos e seu percurso enquanto escritora. Procuro problematizar alguns aspectos de sua produção literária, situando-a como autora importante para pensar o campo das mulheres na literatura do século XX e, ainda, seu espaço como escritora que aborda dissidências sexuais e de gênero. Na
segunda parte, intitulada “Clube de Leitura”, elaboro uma exposição dos romances/documentos históricos em questão, buscando um olhar mais aprofundado para a tônica do desejo, elencando noções e discursos sobre a sexualidade feminina e/ou sexualidade lesbiana construídos pela autora. Na terceira e última parte, intitulada “Resenha”, procuro uma leitura crítica das noções de sexualidade feminina e imagens lesbianas que estão enunciadas, nas quais o desejo é ora
representado como patologia ou desvio moral, ora como culpa.
Resumo (inglês)
Cassandra Rios (1932-2002), Odette Rios pseudonym, is known as “the most banned writer of Brazil”. Born in São Paulo, daughter of Spanish parents living here, she published her first book A Volúpia do Pecado in 1948, aged sixteen, followed by Carne em Delírio (1948). Throughout his career, she produced more than fifty novels, as well as short stories, poetry and two autobiographies. Nicknamed as “pornographic” and “cursed writer” thanks to its more than thirty banned books, especially in 1970s, by the sensory apparatus of the Military Dictatorship. She died in 2002, with a vast literary work, almost always forgotten, despite the numerous editions. This thesis aims to investigate the discourses on desire and sexuality in the literary production of Cassandra Rios, investigating his writings as discourses on gender and sexuality
seen in a historical perspective, as part of the historical device of sexuality in Brazil, since she made and circulates images, meanings, sayings, notions of sexuality, especially the dissident ones. For that, we chose his first novel, A Volúpia do Pecado (1948) and his second novel Carne em Delírio (1948), in historiographical reading, from theoretical assumptions of Michel Foucault, Judith Butler, Adrienne Rich and Monique Wittig. Specifically, we investigated the discourses about sexuality put into circulation in them, observing the aspect of lesbianism and adolescence, taking into account the youthful voice of the author and the characters in the first novel, and, more notably, issues of sexuality and family relationships in the second novel. The first part entitled “Cover, back cover and ear”, brings biographical notes and a brief exposition
of the trajectory of Cassandra Rios, particularly from the moment when she publishes her first writings and her journey as a writer. We problematize some aspects of his literary production, placing her as an important author to think about the field of women in the literature of the 20th century and, also, her space as a writer who addresses sexual and gender dissidences. In the second part entitled “Reading Club”, we prepared an exposition of the novels/historical
documents in question, seeking a deeper look at the tonic of desire, listing notions and discourses about female sexuality and/or lesbian sexuality constructed by the author. In the third and last part entitled “Resenha”, we carry out a critical reading of the notions of female sexuality and lesbian images that are enunciated, in which desire is sometimes represented as pathology or moral deviation, sometimes as guilt.
Resumo (espanhol)
Cassandra Rios (1932-2002), pseudómino de Odette Rios, es conocida como “la escritora más prohibida de Brasil”. Nasció en São Paulo, hija de padres españoles residentes Brasil, publicósu primer libro A Volúpia do Pecado en 1948, a la edad de dieciséis años, al que siguió Carne em Delírio (1948). A lo largo de su carrera, produjo más de cincuenta novelas, algunos cuentos, poesías y dos autobiografías. Se quedó conocida como “escritora maldita” y “pornográfica”, ya que sus más de treinta libros fueron vetados, sobre todo en la década de 1970, por el aparato censor de la Dictadura Militar. Murió em 2002, dejando una vasta obra literaria, casi siempre olvidada, a pesar de las numerosas ediciones. En esta tesis tengo por el objetivo investigar los discursos sobre el deseo y la sexualidad en la producción literaria de Cassandra Rios,
considerando sus escritos como discursos sobre el género y sexualidad vistos en una perspectiva histórica, como parte del dispositivo histórico de sexualidad en Brasil, ya que hizo y hace circular imágenes, significados, dichos, nociones de sexualidad, especialmente las disidentes. Para eso, elegí su primera novela, A Volúpia do Pecado (1948) y su segunda novela Carne em Delírio (1948), en una lectura historiográfica, bajo una lectura historiográfica y presupuestos
teóricos de Michel Foucault, Judith Butler, Adrienne Rich e Monique Wittig. Investigo los discursos de la sexualidad puestos en circulación en ellas, observando el aspecto de la lesbiandad y de la adolescencia, teniendo en cuenta una voz juvenil de la autora y de los personajes, en la primera novela, más notablemente, cuestiones de la sexualidad y relaciones
familiares en la segunda novela. En lo primer capitulo intitulado “Portada, contraportada y oreja”, aporta notas biográficas y una breve exposición de la trayectoria de Cassandra Rios, en particular del momento en que publica sus primeros escritos, y su carrera de escritora. Busco problematizar algunos aspectos de su producción literaria, situándola como una autora
importante para pensar el campo de las mujeres en la literatura en el siglo XX, también, su espacio como escritora que aborda las disidencias sexuales y de género. En lo segundo capitulo, intitulado “Club de Lectura”, elaboro una exposición de las novelas/documentos históricos en cuestión, buscando una mirada más atenta para la tónica del deseo, eligiendo nociones y discursos acerca de la sexualidad femenina y/o lesbiana construidos por la autora. En lo tercero
y ultimo capitulo intitulada “Reseña”, busco una lectura crítica de las nociones sexualidad femenina e imágenes lesbianas anunciadas, en las que el deseo es representado a veces como patología o desviación moral, a veces como culpa.
Descrição
Palavras-chave
História e sexualidade, Literatura lésbica, Cassandra Rios, Volúpia do pecado, Carne em delírio, History and sexuality, Lesbian literature, Volúpia do pecado, Carne em delírio, Historia y sexualidad, Literatura lesbiana, Voluptuosidad del pecado, Carne en delirio
Idioma
Português
Como citar
Mantovani, Flávia. Da volúpia do pecado e dos delírios da carne : desejo e sexualidade em Cassandra Rios (1948) / (Tese de Doutorado) História, Franca, 2023.