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Publicação:
Enriquecimento escolar para estudantes com altas habilidades/superdotação em uma escola pública por meio da consultoria colaborativa.

dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.authorArantes-Brero, Denise Rocha Belfort
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-11-05T17:47:20Z
dc.date.available2019-11-05T17:47:20Z
dc.date.issued2019-09-24
dc.description.abstractA legislação educacional brasileira se baseia na teoria de Joseph Renzulli, criador do modelo de enriquecimento escolar (MEE), um modelo complexo cuja implantação deve ser gradual, respeitando a realidade de cada escola. Para ele, uma educação enriquecida pode beneficiar a todos. Este estudo objetivou elaborar, implementar e avaliar o MEE em uma escola pública estadual do interior de São Paulo, por meio da consultoria colaborativa. Participaram uma professora especializada, seis professoras do Ensino Fundamental e 80 estudantes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados pré e pós-intervenção foram: Avaliação de conhecimentos acerca da superdotação, Diário de campo, Formulário de Avaliação da Intervenção, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Lista de verificação de indicadores de AH/SD, Lista-base de indicadores de superdotação, Escala de Motivação para Aprender, Escala Clima para Criatividade em Sala de Aula e Teste de Criatividade Figural Infantil. Os dados foram organizados em tabelas, para análise qualitativa, enquanto a análise estatística foi feita pelo SPSS, com os testes Wilcoxon, para comparação intragrupos, Teste-t e ANOVA para comparação entre grupos, com nível de significância de 0,05. Os resultados apontam que a professora especializada melhorou o desempenho no ACAS, após a intervenção, mas as demais professoras não demonstraram bom aproveitamento no mesmo instrumento, apesar de considerarem que a assessoria colaborou com sua prática. Houve melhora no desempenho dos estudantes, nos três constructos avaliados, com destaque para os com AH/SD. Conclui-se que é viável a implantação do MEE e que ele traz benefícios para os estudantes com e sem AH/SD.pt
dc.description.abstractBrazilian educational legislation is based on the theory of Joseph Renzulli, creator of the schoolwide enrichment model (SEM), a complex model whose implementation must be gradual, respecting the reality of each school. For him, an enriched education can benefit everyone. This study aimed to elaborate, implement and evaluate the SEM in a state public school in the countryside of São Paulo, through collaborative consultation. A specialized teacher, six elementary school teachers and 80 students participated. The instruments used for data collection before and after the intervention were: Assessment of gifted knowledge, Field diary, Intervention Evaluation Form, Raven Color Progressive Matrices, Gifted Indicator Checklist, Gifted Indicators, Motivation to Learn Scale, Climate Scale for Creativity in the Classroom, and Children's Figural Creativity Test. Data were organized in tables for qualitative analysis and statistical analysis was performed by SPSS, with Wilcoxon tests for intragroup comparison, t-test and ANOVA for comparison between groups, with a significance level of 0.05. The results indicate that the specialized teacher improved the performance in ACAS after the intervention, but the other teachers did not show good use in the same instrument, despite considering that the advisory collaborated with their practice. There was an improvement in student performance in the three evaluated constructs, especially gifted ones. It is concluded that the implementation of the SEM is feasible and that it brings benefits to students with and without gifted.en
dc.identifier.aleph000926690
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190976
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAltas habilidadespt
dc.subjectSuperdotaçãopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEnriquecimento curricularpt
dc.subjectConsultoria colaborativapt
dc.subjectHight abilitiesen
dc.subjectGifteden
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectCurricular enrichmenten
dc.subjectCollaborative consultationen
dc.titleEnriquecimento escolar para estudantes com altas habilidades/superdotação em uma escola pública por meio da consultoria colaborativa.pt
dc.title.alternativeSchool enrichment for high ability/gifted students in a public school through collaborative Consultation.en
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaAprendizagem e Ensinopt

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