Logotipo do repositório
 

Publicação:
A dimensão educativa no trabalho do assistente social na proteção social básica na perspectiva da cidadania

dc.contributor.advisorLiporoni, Andréia Aparecida Reis de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Ellen Francinne de Oliveira Rossetto
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-07-31T17:50:35Z
dc.date.available2019-07-31T17:50:35Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar a dimensão educativa no trabalho do assistente social na proteção social básica na perspectiva da cidadania, tendo como lócus de investigação o município de Cerqueira Cesar, cidade do interior do Estado de São Paulo com 18.716 habitantes. O estudo ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, com uma base teórica pautada no materialismo histórico dialético. A abordagem utilizada é a qualitativa, utilizando-se também a técnica do grupo focal, seguindo um roteiro de entrevistas com a participação de 8 (oito) profissionais do Serviço Social, trabalhadores da Política de Assistência Social no município, o que permitiu aos participantes utilizar linguagem própria e emitir opiniões. O trabalho contempla algumas reflexões sobre o trabalho do assistente social e a dimensão educativa da profissão, a Política de Assistência Social, seu contexto histórico, a organização do SUAS e a proteção social básica. Traz a análise dos dados a partir das categorias de análise: a) a Política Municipal de Assistência Social no Município de Cerqueira Cesar; b) a dimensão educativa na ótica dos assistentes sociais; c) a dimensão educativa realizada pelo Serviço Social nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e d) a materialização da dimensão educativa na perspectiva da emancipação. Observa-se que há conhecimento da dimensão educativa, mas dificuldades na conceituação e insegurança na análise se a dimensão educativa é realizada de maneira emancipatória e na efetivação da cidadania. A pesquisa reflete sobre a importância do fortalecimento do trabalho profissional na Política de Assistência Social, bem como acerca do desenvolvimento da dimensão educativa nas ações dos assistentes sociais.pt
dc.description.abstractThis study aims to analyze the educational dimension in the work of the social worker in basic social protection from the perspective of citizenship, having as its research locus the municipality of Cerqueira Cesar, a city in the interior of the state of São Paulo with 18,716 inhabitants. The study took place through bibliographic, documentary and field research, with a theoretical base based on dialectical historical materialism. The approach used is qualitative, also using the focus group technique, following a script of interviews with the participation of 8 (eight) Social Work professionals, workers of the Social Assistance Policy in the municipality, which allowed participants to use own language and express opinions. The work contemplates some reflections on the work of the social worker and the educational dimension of the profession, the Social Assistance Policy, its historical context, the organization of SUAS and the basic social protection. It brings the analysis of the data from the categories of analysis: a) the Municipal Policy of Social Assistance in the Municipality of Cerqueira Cesar; b) the educational dimension from the perspective of social workers; c) the educational dimension carried out by the Social Work in the Reference Centers for Social Assistance - CRAS and d) the materialization of the educational dimension in the perspective of emancipation. It is observed that there is knowledge of the educational dimension, but difficulties in conceptualization and insecurity in the analysis if the educational dimension is carried out in an emancipatory manner and in the implementation of citizenship. The research reflects on the importance of strengthening professional work in the Social Assistance Policy, as well as on the development of the educational dimension in the actions of social workers.en
dc.identifier.aleph000918888
dc.identifier.capes33004072067P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183090
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDimensão educativapt
dc.subjectServiço socialpt
dc.subjectTrabalho profissionalpt
dc.subjectAssistência socialpt
dc.subjectEducational dimensionen
dc.subjectSocial serviceen
dc.subjectProfessional worken
dc.subjectSocial assistanceen
dc.titleA dimensão educativa no trabalho do assistente social na proteção social básica na perspectiva da cidadaniapt
dc.title.alternativeThe educational dimension in the work of the social worker in basic social protection from the perspective of citizenshipen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0842802637459705[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-0691-7528[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramServiço Social - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaTrabalho e sociedadept
unesp.researchAreaEstado, Sociedade e Políticas Sociaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Silva_EFOR_me_fran_sub.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: