Logotipo do repositório
 

Publicação:
Literatura de temática africana e afro-brasileira no PNBE do ensino fundamental II: um estudo sobre o conto popular de matriz africana

dc.contributor.advisorFerreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.authorRuiz, Uiara Cristina de Andrade
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-04-18T23:24:22Z
dc.date.available2018-04-18T23:24:22Z
dc.date.issued2018-02-23
dc.description.abstractAssegurar em ambiente escolar o respeito à diversidade étnico-racial por meio do trabalho com o texto literário dotado de valor estético, tornou-se o objetivo desta pesquisa que acredita no valor emancipatório da literatura para a formação do jovem leitor. Para isso, elegemos as obras do Programa Nacional Biblioteca da Escola, que se destina à formação de leitores do Ensino Fundamental II, cujas obras tratam da temática africana e afro-brasileira. Assim, a partir do levantamento dessas obras no acervo da instituição pesquisada, observamos que as histórias mapeadas eram, em sua maioria, contos e recontos provenientes da tradição oral. A partir desses dados, realizamos o trabalho de recepção com diferentes obras que apresentavam uma dialogia com a temática abordada na obra A tatuagem (2012), de Rogério Andrade Barbosa, incluída no acervo da instituição pesquisada. O trabalho de recepção foi realizado com alunos do 6o ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola pública do município de Inúbia Paulista, situado no Estado de São Paulo. Pautamo-nos em pressupostos teóricos da teoria da Estética da Recepção, preconizados por Jauss (1994) e Iser (1996), e no Método Recepcional, de Bordini (1993) e Aguiar (1993) para o desenvolvimento da proposta. Com base nos dados obtidos, verificamos que a obra escolhida promoveu a ampliação do horizonte de expectativas dos alunos participantes, bem como promoveu um olhar mais equânime em ambiente escolar.pt
dc.description.abstractEnsuring in the school environment respect for ethnic-racial diversity by working with the literary text endowed with aesthetic value, became the objective of this research that believes in the emancipatory value of literature for the formation of the young reader. For this, we chose the works of the National Library of the School Program, which is intended for the training of readers of Elementary School II, whose works deal with African and Afro-Brazilian themes. Thus, from the survey of these works in the collection of the institution researched, we observed that the stories mapped were, for the most part, short stories and recounts from the oral tradition. Based on these data, we performed the reception work with different works that presented a dialogue with the theme addressed in Rogério Andrade Barbosa's The Tattoo (2012), included in the collection of the institution researched. The reception work was carried out with students of the 6th grade, Elementary School II, of a public school in the municipality of Inúbia Paulista, located in the State of São Paulo. We call for the theoretical assumptions of the Aesthetics of Reception, recommended by Jauss (1994) and Iser (1996), and in the Receptive Method, by Bordini (1993) and Aguiar (1993) for the development of the proposal. Based on the data obtained, we verified that the chosen work promoted the expansion of the expectations horizon of the participating students, as well as promoted a more equanimous look in the school environmentpt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000900237
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.lattes6471791031294211
dc.identifier.orcid0000-0002-2564-4270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153600
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLiteratura juvenilpt
dc.subjectLiteratura de temática africana e afro-brasileirapt
dc.subjectFormação do leitorpt
dc.subjectConto popularpt
dc.subjectEstética da Recepçãopt
dc.titleLiteratura de temática africana e afro-brasileira no PNBE do ensino fundamental II: um estudo sobre o conto popular de matriz africanapt
dc.title.alternativeAfrican and Afro-Brazilian literature in the PNBE of elementary education II: a study on the African matrix tale.pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6471791031294211[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2564-4270[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaLeitura e produção textual: diversidade social e práticas docentespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ruiz_uca_me_assis_int.pdf
Tamanho:
6.99 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: