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Publicação:
A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física

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Data

Orientador

Impolcetto, Fernanda Moreto

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Há muitos anos a capoeira está presente na cultura brasileira. Acredita-se que seu surgimento se deu no Brasil, com a chegada dos povos africanos na época da escravidão e que sua prática desempenhou importante papel como instrumento de luta e resistência contra a força opressora. No contexto escolar, entende-se que a capoeira é um dos conteúdos da disciplina de Educação Física, por fazer parte da cultura corporal de movimento, e por isso, ela aparece em alguns currículos estaduais, como o de São Paulo, por exemplo. Apesar de a capoeira proporcionar diversas possibilidades de trabalho ao professor e a proposta do currículo do Estado de São Paulo oferecer orientações para o desenvolvimento do conteúdo, ela ainda é um tema pouco utilizado durante as aulas, talvez pelo fato dos professores, muitas vezes, não possuírem contato com essa modalidade durante o período de formação inicial. Deste modo, o estudo teve como objetivo elaborar e avaliar um plano de ensino para o conteúdo de capoeira, à partir do currículo do Estado de São Paulo, com a finalidade de ampliar as possibilidades apontadas no currículo e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, por meio de três etapas: 1) analisar o conteúdo capoeira no Currículo do Estado de São Paulo; 2) elaborar planos de aula para ampliar as possibilidades do ensino da capoeira e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo; 3) contar com a participação de professores para avaliar os planos de aula elaborados para o conteúdo capoeira. A análise do conteúdo no currículo do Estado de São Paulo aponta que a capoeira está inserida no 9º ano, no tema luta, sendo tratada por meio de três situações de ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Capoeira, Educação física (Ensino fundamental), Curriculos

Idioma

Português

Como citar

BUFALO, Rafael Soares. A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.

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