Publicação: A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física
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Autores
Orientador
Impolcetto, Fernanda Moreto 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - IGCE
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Há muitos anos a capoeira está presente na cultura brasileira. Acredita-se que seu surgimento se deu no Brasil, com a chegada dos povos africanos na época da escravidão e que sua prática desempenhou importante papel como instrumento de luta e resistência contra a força opressora. No contexto escolar, entende-se que a capoeira é um dos conteúdos da disciplina de Educação Física, por fazer parte da cultura corporal de movimento, e por isso, ela aparece em alguns currículos estaduais, como o de São Paulo, por exemplo. Apesar de a capoeira proporcionar diversas possibilidades de trabalho ao professor e a proposta do currículo do Estado de São Paulo oferecer orientações para o desenvolvimento do conteúdo, ela ainda é um tema pouco utilizado durante as aulas, talvez pelo fato dos professores, muitas vezes, não possuírem contato com essa modalidade durante o período de formação inicial. Deste modo, o estudo teve como objetivo elaborar e avaliar um plano de ensino para o conteúdo de capoeira, à partir do currículo do Estado de São Paulo, com a finalidade de ampliar as possibilidades apontadas no currículo e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, por meio de três etapas: 1) analisar o conteúdo capoeira no Currículo do Estado de São Paulo; 2) elaborar planos de aula para ampliar as possibilidades do ensino da capoeira e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo; 3) contar com a participação de professores para avaliar os planos de aula elaborados para o conteúdo capoeira. A análise do conteúdo no currículo do Estado de São Paulo aponta que a capoeira está inserida no 9º ano, no tema luta, sendo tratada por meio de três situações de ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Descrição
Palavras-chave
Capoeira, Educação física (Ensino fundamental), Curriculos
Idioma
Português
Como citar
BUFALO, Rafael Soares. A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.