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Publicação:
A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física

dc.contributor.advisorImpolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
dc.contributor.authorBufalo, Rafael Soares [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:37Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:37Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractHá muitos anos a capoeira está presente na cultura brasileira. Acredita-se que seu surgimento se deu no Brasil, com a chegada dos povos africanos na época da escravidão e que sua prática desempenhou importante papel como instrumento de luta e resistência contra a força opressora. No contexto escolar, entende-se que a capoeira é um dos conteúdos da disciplina de Educação Física, por fazer parte da cultura corporal de movimento, e por isso, ela aparece em alguns currículos estaduais, como o de São Paulo, por exemplo. Apesar de a capoeira proporcionar diversas possibilidades de trabalho ao professor e a proposta do currículo do Estado de São Paulo oferecer orientações para o desenvolvimento do conteúdo, ela ainda é um tema pouco utilizado durante as aulas, talvez pelo fato dos professores, muitas vezes, não possuírem contato com essa modalidade durante o período de formação inicial. Deste modo, o estudo teve como objetivo elaborar e avaliar um plano de ensino para o conteúdo de capoeira, à partir do currículo do Estado de São Paulo, com a finalidade de ampliar as possibilidades apontadas no currículo e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, por meio de três etapas: 1) analisar o conteúdo capoeira no Currículo do Estado de São Paulo; 2) elaborar planos de aula para ampliar as possibilidades do ensino da capoeira e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo; 3) contar com a participação de professores para avaliar os planos de aula elaborados para o conteúdo capoeira. A análise do conteúdo no currículo do Estado de São Paulo aponta que a capoeira está inserida no 9º ano, no tema luta, sendo tratada por meio de três situações de ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent42 f.
dc.identifier.aleph000887372
dc.identifier.citationBUFALO, Rafael Soares. A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887372.pdf
dc.identifier.lattes8235194832537824
dc.identifier.orcid0000-0003-0463-0125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155660
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCapoeirapt
dc.subjectEducação física (Ensino fundamental)pt
dc.subjectCurriculospt
dc.titleA capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação físicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8235194832537824
unesp.advisor.orcid0000-0003-0463-0125
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

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