Publicação: A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física
dc.contributor.advisor | Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bufalo, Rafael Soares [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:37Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Há muitos anos a capoeira está presente na cultura brasileira. Acredita-se que seu surgimento se deu no Brasil, com a chegada dos povos africanos na época da escravidão e que sua prática desempenhou importante papel como instrumento de luta e resistência contra a força opressora. No contexto escolar, entende-se que a capoeira é um dos conteúdos da disciplina de Educação Física, por fazer parte da cultura corporal de movimento, e por isso, ela aparece em alguns currículos estaduais, como o de São Paulo, por exemplo. Apesar de a capoeira proporcionar diversas possibilidades de trabalho ao professor e a proposta do currículo do Estado de São Paulo oferecer orientações para o desenvolvimento do conteúdo, ela ainda é um tema pouco utilizado durante as aulas, talvez pelo fato dos professores, muitas vezes, não possuírem contato com essa modalidade durante o período de formação inicial. Deste modo, o estudo teve como objetivo elaborar e avaliar um plano de ensino para o conteúdo de capoeira, à partir do currículo do Estado de São Paulo, com a finalidade de ampliar as possibilidades apontadas no currículo e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo. Para isso, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, por meio de três etapas: 1) analisar o conteúdo capoeira no Currículo do Estado de São Paulo; 2) elaborar planos de aula para ampliar as possibilidades do ensino da capoeira e auxiliar o professor no desenvolvimento desse conteúdo; 3) contar com a participação de professores para avaliar os planos de aula elaborados para o conteúdo capoeira. A análise do conteúdo no currículo do Estado de São Paulo aponta que a capoeira está inserida no 9º ano, no tema luta, sendo tratada por meio de três situações de ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 42 f. | |
dc.identifier.aleph | 000887372 | |
dc.identifier.citation | BUFALO, Rafael Soares. A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887372.pdf | |
dc.identifier.lattes | 8235194832537824 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-0463-0125 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155660 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Capoeira | pt |
dc.subject | Educação física (Ensino fundamental) | pt |
dc.subject | Curriculos | pt |
dc.title | A capoeira no currículo do estado de São Paulo: uma proposta para ampliar suas possibilidades de ensino nas aulas de educação física | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 8235194832537824 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-0463-0125 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Física - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1