Logotipo do repositório
 

Publicação:
Investigação orientada e formação inicial de professores de química: um estudo com base em uma proposta de elaboração de mini-cursos temáticos

dc.contributor.advisorZuliani, Silvia Regina A. Q. [UNESP]
dc.contributor.authorMassucato, Renata Videira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:22:19Z
dc.date.available2015-03-23T15:22:19Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThe educational institutions need to rethink issues related to teacher training in order to seek personal construction of teaching. Oriented research has been identified as useful in the process of teacher training. Through research builds knowledge about the problems faced in teaching, producing the most effective methods. The aim of this paper is to verify the validity of the application of research activities in the form of short courses and themed play during the formation of licensees and the use and construction of knowledge of high school students who attended these short courses. This work is linked to training of undergraduates and implementation of different activities of teaching and learning for high school students. The oriented investigation was the methodology chosen for the development of activities in which, through the construction and implementation of the mini-courses Students are encouraged to participate in the construction of knowledge itself in activities that suggest the development and testing of hypotheses. The mini-courses are designed and implemented by teachers of the ninth and tenth terms of the degree in chemistry. Students of public schools were the privileged. Data were collected through observation and interview. In applying these mini-courses, associated with the daily, prospective teachers connected theory to practice, arousing the curiosity of students and leading them to raise issues related to the content of chemistry. Students showed interest in the construction of the content addressed. The student teachers sought to study different concepts and how to make them more attractive, causing the chemistry was associated with the phenomena of everyday life, including the problems faced when teaching and trying different possible solutions. Thus, there was an increase in interest in teaching and learningen
dc.description.abstractAs questões relacionadas à formação de professores precisam ser repensadas pelas instituições formadoras a fim de buscar a construção de processos formativos que privilegiem a elaboração pessoal da profissionalidade docente. A investigação orientada tem sido apontada como útil no processo de formação de professores, pois através de pesquisa, se constrói conhecimentos a respeito dos problemas enfrentados no ensino, produzindo métodos mais eficazes para solucionar esses problemas. O objetivo central deste trabalho é verificar a validade da aplicação de atividades investigativas na preparação e na execução dos minicursos temáticos a formação de licenciandos e o aproveitamento e construção do conhecimento de alunos do ensino médio que assistiram estes minicursos. Neste trabalho ligaram-se formação inicial de licenciandos e aplicação de atividades diferenciadas de ensino e aprendizagem para alunos de Ensino Médio. Esses mini-cursos foram elaborados e aplicados por licenciandos do nono e décimo termos da Licenciatura em química, a alunos da rede pública de ensino. Os dados foram coletados através de observação e entrevista. Ao aplicar esses mini-cursos, relacionados com o cotidiano, os futuros professores conectaram a teoria à prática, instigando a curiosidade dos alunos e levando-os a levantarem questões relacionadas ao conteúdo de Química. As atividades foram desenvolvidas através da construção e aplicação de mini-cursos cuja proposta segue a linha da investigação orientada onde os alunos são estimulados a participar da construção do próprio conhecimento através de atividades que sugerem a elaboração e teste de hipóteses, despertando interesse no aluno. Os alunos demonstraram interesse na construção do conhecimento do conteúdo abordado. Os licenciandos buscaram estudar diferentes conceitos e como torná-los mais atrativos, fazendo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.identifier.aleph000686072
dc.identifier.citationMASSUCATO, Renata Videira. Investigação orientada e formação inicial de professores de química: um estudo com base em uma proposta de elaboração de mini-cursos temáticos. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
dc.identifier.filemassucato_rv_tcc_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119883
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectQuímica - Formação de professorespt
dc.subjectQuimica - Cursos de curta duraçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectChemistry teachersen
dc.subjectCourses and lecturesen
dc.subjectLearningen
dc.subjectStudent teachingen
dc.titleInvestigação orientada e formação inicial de professores de química: um estudo com base em uma proposta de elaboração de mini-cursos temáticospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
massucato_rv_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
580.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format