Publicação: A mediação do desenho na inserção do pré-escolar no universo da cultura escrita
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
É possível que a criança pré-escolar seja inserida na cultura escrita pela mediação de outras formas de representação, tais como o desenho? Para fundamentar teoricamente nossa pesquisa buscamos a perspectiva Histórico-Cultural. Utilizamos para geração de dados quatro crianças pré-escolares de uma escola pública. Acompanhamos suas produções gráficas por meio de observação, análise documental, imagens fotográficas dos desenhos e reescritas de histórias. Duas crianças participaram dos estudos de 2005 a 2008, outras duas se inseriram no percurso. Os resultados obtidos demonstraram que, inicialmente, as crianças com três anos tinham ação prazerosa pelos rabiscos e garatujas, nesse período agiam pela ação e pesquisa com os materiais disponibilizados, quando o professor realizava intervenções com imagens, repertórios e narrativas contadas ou lidas, essas situações enunciativas conduziam à representação figurativa. Aos quatro e cinco anos, a trajetória dos sujeitos demonstrou que houve poucas experiências com desenhos. Nos anos de 2006 e 2007, desenhar remetia à ação espontânea sem intervenções das mediadoras, servia para ilustração de datas comemorativas e avaliações de conteúdos. Em 2008, o desenho desempenhou o papel de conteúdo no desenvolvimento humano, perante intervenções do Outro, o professor. Os desenhos expressavam situações enunciativas, em momentos de dialogia, movidos pela escrita pictográfica, para recordar conteúdos pelas imagens. Desse modo, a mediação do professor e o contato com os gêneros orais e escritos possibilitaram a apropriação da estrutura da língua escrita, pelo qual os sujeitos compreenderam que além de desenhar palavras poderiam, também, escrevê-las.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Desenho, Linguagem escrita
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 303-313