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Publicação:
Ativismo em Design: a dimensão política e social na contemporaneidade

dc.contributor.advisorMoura, Mônica Cristina de [UNESP]
dc.contributor.authorMagro Junior, José Carlos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-29T19:25:41Z
dc.date.available2022-04-29T19:25:41Z
dc.date.issued2022-01-21
dc.description.abstractEsta pesquisa se estabelece a partir da investigação da dimensão política e social no design contemporâneo, no qual há a emergência do termo ativismo em design, objeto deste estudo. A reflexão é fundamentada no resgate histórico do design e na leitura do design contemporâneo para compreensão de suas relações e atuações, chegando ao ativismo em design como uma prática que encontra na contemporaneidade subsídios para seu desenvolvimento. A dissertação tem natureza qualitativa e adota os procedimentos relacionados à pesquisa bibliográfica, RBS e RBA, documental, estudos de caso e pesquisa de campo. O processo e os procedimentos adotados resultaram em análises críticas, mapeamento digital, sínteses em quadros e tabelas. Entre o referencial teórico adotado, destacamos as relações entre design e ativismo estabelecidas por Victor Papanek, que há mais de 50 anos recomendava ao design um senso politizado e crítico. O termo Design Activism é recorrente em pesquisas internacionais, mas o que pode o ativismo em design no contexto brasileiro? Com base em teóricos de diversas áreas do conhecimento a fim de investigar o contemporâneo, busca-se responder qual a importância das ações políticas e sociais na contemporaneidade do design, verificando se o ativismo em design é um movimento legítimo com ações e repercussões na sociedade brasileira, ou se é mais um termo de divulgação associado às questões mercadológicas. Pesquisar relações sociais e políticas no design brasileiro é uma tarefa pouco explorada, e um fator que impulsiona o desenvolvimento desta pesquisa é a falta de reflexão teórica e crítica sobre o ativismo no território brasileiro. Assim, estabelece-se um caminho que permite a reflexão e a análise crítica sobre o tema, explorando exemplos que estão situados no contexto do mundo real. Espera-se que esta pesquisa instigue outras reflexões e outros questionamentos no design contemporâneo brasileiro.pt
dc.description.abstractThis research is based on the investigation of the political and social dimension in contemporary design, in which the term design activism, object of this study, emerges. The reflection is based on the historical rescue of design and on the reading of contemporary design to understand its relationships and actions, reaching design activism as a practice that finds subsidies for its development in contemporaneity. The dissertation is qualitative in nature and adopts procedures related to bibliographic research, systematic and unsystematic literature review, documentary, case studies and field research. The process and procedures adopted resulted in critical analyses, digital mapping, summaries in charts and tables. Among the theoretical framework adopted, we highlight the relationships between design and activism established by Victor Papanek, who for over 50 years recommended a politicized and critical sense to design. The term Design Activism is recurrent in international research, but what can design activism do in the Brazilian context? Based on theorists from different areas of knowledge, in order to investigate the contemporary, we seek to answer the importance of political and social actions in contemporary design, verifying whether design activism is a legitimate movement with actions and repercussions in Brazilian society, or if it is more of a disclosure term associated with marketing issues. Researching social and political relations in Brazilian design is a little explored task, and a factor that drives the development of this research is the lack of theoretical and critical reflection on activism in the Brazilian territory. Thus, a path is established that allows for reflection and critical analysis on the subject, exploring examples that are situated in the context of the real world. It is hoped that this research will instigate further reflections and other questions in Brazilian contemporary design.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88887.505838/2020-00
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/232524
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMovimentos sociaispt
dc.subjectDesignen
dc.subjectAtivismopt
dc.subjectDesign contemporâneopt
dc.subjectDesign brasileiropt
dc.subjectAtivismo em Designpt
dc.subjectDesign ativistapt
dc.subjectContemporary designen
dc.subjectBrazilian designen
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectActivismen
dc.subjectDesign activismen
dc.subjectActivist designen
dc.titleAtivismo em Design: a dimensão política e social na contemporaneidadept
dc.title.alternativeDesign activism: the political and social dimension in the contemporaneityen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho do produtopt
unesp.researchAreaPlanejamento de produtopt

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