Publicação: Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
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Data
Autores
Orientador
Kerr, Dorotéa Machado 

Mesquita, Marcos José Cruz 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969).
Resumo (inglês)
In this research, inferences about the musical analysis performed in Brasilianas IV and V for piano by Brazilian composer Radamés Gnattali are synthesized, focused on musical interpretation and peculiarities of his writing. For this purpose, the methodologies contained in Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) and Berry (1987) were used, also considering the methodological foundations of Mário de Andrade (1972, 1989) and José Ramos Tinhorão (2013). It was also intended, through a historical and biographical investigation of the composer, to highlight issues contained in the scope of musical professionalization in Dubar (2005) and Keller (1996) that, consequently, are related to the primary and secondary socializations exposed by Berger and Luckmann (2018), in an analytical and reflective stance to the historical moment reported, also considering specific notes developed by Carl Dahlhaus (1983) and Michel Foucault (1969).
Descrição
Palavras-chave
Análise musical, Interpretação musical, Brasilianas IV e V para piano, Profissionalização musical, Radamés Gnattali, Musical analysis, Musical interpretation, Brasilianas IV and V for piano, Musical professionalization, Música - Análise, apreciação, Gnatalli, Radamés 1906-1988, Música para piano, Música brasileira
Idioma
Português