Publicação: Trajes e cenas femininas no Brasil do século XIX: estudo a partir de obras visuais
dc.contributor.advisor | Nascimento, José Leonardo do [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Italiano, Isabel Cristina | |
dc.contributor.author | Dellalibera, Maria Alice Piassi | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T16:41:25Z | |
dc.date.available | 2023-01-03T16:41:25Z | |
dc.date.issued | 2022-11-29 | |
dc.description.abstract | A primeira metade do século XIX no Brasil foi um momento de significativas mudanças nos âmbitos culturais e sociais. Destaca-se a vinda da família real e a independência, a qual completa 200 anos no ano de 2022. A moda, em sua maneira de como as roupas apresentam um espelho do ideal de uma sociedade, em determinados períodos e seus respectivos movimentos artísticos, é uma importante fonte para análise histórica deste contexto brasileiro. Adjunto a isto, as iconografias como pinturas, gravuras, desenhos e impressões, revelam subsídios visuais detalhados e de fácil entendimento. Resultando assim, em um panorama de como os trajes eram utilizados e confeccionados. Quando se trata das vivências das mulheres brasileiras, esses aspectos analíticos são bem evidentes. O estudo parte das indumentárias vistas em obras do início do século XIX: período de aspirações Neoclássicas e desenvolvimento cultural brasileiro, e segue até meados de 1850: período Romântico e de inovações tecnológicas. Busca-se apresentar as características das vestimentas e cenas de mulheres de diversas classes sociais. Em conversa com o ideal estético contemporâneo da época. Sintetizando a forma pela qual a moda pode resgatar e transparecer, a memória e os signos cotidianos destas mulheres na sociedade oitocentista. | pt |
dc.description.abstract | The first half of the 19th century in Brazil was a time of significant changes in the cultural and social scene. The arrival of the royal family and independence stand out, which completes 200 years in this year 2022. Fashion, in its way of how clothes present a mirror of the ideal of a society, in certain periods and their respective artistic movements, is an important source for the historical analysis of this Brazilian context. Alongside this, iconographies such as paintings, engravings, drawings and prints reveal detailed and easy-to-understand visual aids. Thus resulting in an overview of how the costumes were used and made. When it comes to the experiences of Brazilian women, these analytical aspects are quite evident. The study starts from the costumes seen in works from the beginning of the 19th century: period of Neoclassical aspirations and Brazilian cultural development, and continues until the mid-1850s: Romantic and technological innovations period. The aim is to present the characteristics of the clothes and scenes of women from different social classes. In conversation with the contemporary aesthetic ideal of the time. Synthesizing the way in which fashion can rescue and show the memory and everyday signs of these women in nineteenth-century society. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/238516 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Arte e História | pt |
dc.subject | Moda e arte | pt |
dc.subject | Trajes História | pt |
dc.subject | Roupas femininas | pt |
dc.title | Trajes e cenas femininas no Brasil do século XIX: estudo a partir de obras visuais | pt |
dc.title.alternative | Feminine costumes and scenes in 19th century Brazil: study by visual works | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.undergraduate | Artes Visuais - IA | pt |
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