Publicação: Fortalecimento de ações de atenção primária à saúde bucal na primeiríssima infância: logística do projeto Sorriso Feliz
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Aranega, Alessandra Marcondes 

Garcia, Wilson Galhego 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Odontologia - FOA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Projeto Sorriso Feliz é desenvolvido desde 2012 por uma faculdade de odontologia
estadual do interior paulista e já alcançou, de forma presencial, mais de 70 cidades
do Estado de São Paulo, de forma presencial ou virtual, estando atualmente
sedimentado em duas cidades vizinhas de sua cidade sede por meio de lei Municipal.
O objetivo principal do projeto é o fortalecimento das ações de atenção primária à
saúde bucal na primeiríssima e primeira infância, sendo o foco principal desse trabalho
a) Apresentar relato de experiência de projeto realizado numa das creches de cidade
vizinha da faculdade, exemplificando dados coletados em 2017 por estudantes sobre
cáries visíveis desde os berçários (4 meses) até os prés fase 2 (5 anos e 11 meses);
b) Propor logística para desenvolvimento de projeto político pedagógico por outras
faculdades e creches ou escolas de forma a envolver articulação universidade serviço-saúde, utilizando-se da metodologia preconizada pelo Sorriso Feliz no formato
presencial e virtual. Para que o projeto Sorriso Feliz assuma resultados positivos e
significantes tem sido necessário trabalhar com a população e não só com as crianças
individualmente. Os educadores de creches e escolas, em conjunto com o cirurgião
dentista da rede pública de saúde, alicerçados por docentes e estudantes de
graduação da faculdade de origem do projeto trabalham o assunto saúde bucal com
os pais ou cuidadores das crianças e não para eles, exigindo colaboração ativa e
intensiva entre todas as partes. Para que a parceria dê certo, é necessária a
implantação de projeto pedagógico na creche ou escola de forma a incluir a
higienização bucal das crianças no ambiente escolar e palestras de orientação para
os educadores e, também, para os pais e cuidadores sobre a saúde e higiene bucal
das crianças. Após autorização dos responsáveis pela criança, anotação anual
individual da boca da criança tem sido feita por cirurgião dentista acompanhado por
estudantes de graduação, retratando índices de placa e cárie visível. Tal informação,
além de pertencer ao arquivo escolar da criança, tem sido levada ao conhecimento
dos educadores e, também aos responsáveis pela criança a fim de que busquem
tratamento odontológico, quando necessário. A saúde bucal interfere no
desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. O assunto, sendo tratado
anualmente, proporciona ciência aos responsáveis pela criança e direciona a
promoção de saúde bucal na escola. Contudo, mais métodos pedagógicos escolares
são necessários para que a mudança de hábito da criança ocorra também no seu
ambiente familiar.
Resumo (inglês)
The Sorriso Feliz Project has been developed since 2012 by a state dental school in
the interior of São Paulo and has already reached, in person, more than 70 cities in
the State of São Paulo, currently being established in two neighboring cities of its host
city by law. Municipal. The main objective of the project is to strengthen primary oral
health care actions in very early and early childhood, the main focus of this work a)
Presenting a project experience report carried out in one of the day care centers in a
neighboring city of the college, exemplifying data collected in 2017 by students on
visible cavities from nurseries (4 months) to pre-phase 2 (5 years and 11 months); b)
Propose logistics for the development of a political pedagogical project by other
colleges and daycare centers or schools in order to involve university-service-health
articulation, using the methodology recommended by Sorriso Feliz in the face-to-face
and virtual format. For the Sorriso Feliz project to assume positive and significant
results, it has been necessary to work with the population and not only with individual
children. Nursery and school educators, in conjunction with a dental surgeon from the
public health network, supported by professors and undergraduate students from the
project's college of origin, work on the subject of oral health with the parents or
caregivers of the children and not for them, requiring collaboration active and intensive
between all parties. For the partnership to work, it is necessary to implement a
pedagogical project in the nursery or school in order to include children's oral hygiene
in the school environment and orientation lectures for educators and also for parents
and caregivers about oral health and hygiene. of children. After authorization by those
responsible for the child, individual annual annotation of the child's mouth has been
made by a dental surgeon accompanied by undergraduate students, portraying plaque
and visible caries. Such information, in addition to belonging to the child's school file,
has been brought to the attention of educators and also those responsible for the child
so that they can seek dental treatment, when necessary. Oral health interferes with the
child's physical, psychological and social development. The subject, being dealt with
annually, provides awareness to those responsible for the child and directs the
promotion of oral health at school. However, more school pedagogical methods are
needed so that the child's habit change can also occur in their family environment.
Descrição
Palavras-chave
Educação em saúde bucal, Cárie dentária, Crianças, Escolas, Dental caries
Idioma
Português