Publicação: O uso do geogebra no estudo da função quadrática
dc.contributor.author | Amaral, Aruana do | |
dc.contributor.author | Nogueira, Raíra Elberhardt | |
dc.contributor.author | Munhoz, Regina Helena [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:39Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:39Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A matemática é uma das disciplinas que mais gera dificuldades dentro da sala de aula e a função quadrática é um exemplo de um conteúdo que propicia algumas dessas dificuldades no processo de ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio. É um conteúdo desenvolvido especificamente no primeiro ano do ensino médio e geralmente quando iniciado pelo professor já gera dificuldades de entendimento por parte dos alunos. Uma forma de mudar essa realidade é utilizar metodologias que despertem o interesse dos estudantes e estimulem o aprendizado. O uso de mídias tecnológicas durante a aula de matemática pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Os softwares de geometria dinâmica são excelentes recursos nos processos de aprendizagem que contemplam as ações dos alunos. Mas o uso produtivo deste recurso em sala de aula depende principalmente do domínio dos conteúdos matemáticos que serão explorados através do mesmo. Neste artigo, descrevemos uma atividade utilizando o software GeoGebra para trabalhar gráfico de funções quadráticas e que foi desenvolvida com uma turma do primeiro ano de uma Escola Estadual de Educação Básica, vinculada ao subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 4274-4286 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4274-4286 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4274-4286.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141829 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | O uso do geogebra no estudo da função quadrática | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Matemática - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-4274-4286.pdf
- Tamanho:
- 658.95 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format