Publicação: O ensino de Ciências e o contexto atual de ataque à educação sexual: o que revelam os estudos apresentados no ENPEC e no ENEBIO
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Data
Autores
Orientador
Bastos, Fernando 

Coorientador
Campos, Luciana Maria Lunardi 

Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem por objetivo analisar como as produções científicas da área de Ensino de
Ciências abordam a atual onda de conservadorismo e ataques à Educação Sexual na escola.
Os eventos escolhidos foram as edições de 2021 do Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências (ENPEC) e Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO),
convenções já consolidados na área. A coleta de dados baseou-se em uma Revisão
Sistemática de Literatura. A análise de dados foi realizada através da Análise Textual
Discursiva e foram encontrados 41 e 56 trabalhos que se relacionam à temáticas da
sexualidade e Educação Sexual no ENPEC, e no ENEBIO, respectivamente. Em seguida,
foram identificadas as produções que fazem referência ao atual contexto de ataques e a
organização dos dados foi feita levando em conta três categorias: 1) reconhecimento do
contexto de ataques, 2) problematização em relação ao contexto de ataque e 3) confronto e
resistência em relação ao contexto de ataque. Em sua maioria, os dados encontrados
mencionavam ataques materializados no currículo, bem como os discursos sobre a
imoralidade da Educação Sexual, além disso, destacavam a censura aos materiais
didáticos/paradidáticos e a perseguição aos educadores que se propunham a abordar temas de
Sexualidade. Entendemos que houve baixa menção a esse contexto nos trabalhos analisados,
e, principalmente, falta de posicionamento no que se refere ao Ensino de Ciências e Biologia.
Neste sentido, propomos que esta lacuna seja preenchida a partir desta publicação em eventos
da área e em outros espaços de reflexão. Outras contribuições dos trabalhos: superação da
perspectiva biologizante da sexualidade; produção de argumentos que legitimam a Educação
Sexual em sala de aula de maneira sistematizada e intencional; apresentação de intervenções
realizadas com o Ensino Básico; e, por fim, a quantidade expressiva de trabalhos que
proferem apelos à instrumentalização de profissionais na área da educação para a abordagem
da sexualidade em ambiente escolar, demonstrando a necessidade de investimento na
formação docente inicial e formação continuada.
Resumo (inglês)
The present work aims to analyze how scientific productions in the area of Science Education
address the current wave of conservatism and attacks on Sex Education at school. The chosen
events were the 2021 editions of the National Meeting for Research in Science Education
(ENPEC) and the National Meeting for Biology Teaching (ENEBIO), events already
consolidated in the area. Data collection was based on a Systematic Literature Review. Data
analysis was carried out using Textual Discourse Analysis. We found 41 and 56 papers related
to the themes of sexuality and sexual education at ENPEC and ENEBIO, respectively. From
these, we identified the papers that make reference to the current context of attacks on Sex
Education, and the fragments of these papers were organized into three categories: 1)
recognition of the context of attacks, 2) problematization in relation to the context of attack
and 3) confrontation and resistance in relation to the context of the attack. Such references
made mention of attacks materialized in the curriculum, discourses about the immorality of
Sex Education, attacks on didactic/paradidactic materials, and persecution of education
professionals who propose to approach sexuality themes. We understand that there was a low
expression of the mention of attacks in the analyzed works, and mainly a lack of positioning
of the Teaching of Sciences and Biology, and we propose that this gap can be filled when the
research and publication on the theme are done in other events of the area and other
reflections. Other contributions of the studies are related to overcoming the biologizing
perspective of sexuality, to the production of arguments that legitimize Sex Education in the
classroom in a systematized and intentional manner, to the presentation of interventions
carried out in primary education, as well as to the significant quantity of studies which make
appeals to the instrumentalization of professionals in the area of education to approach
sexuality in the school environment, demonstrating the need for investment in initial and
continuing teacher training.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Ciências, Educação sexual, Sexualidade
Idioma
Português
Como citar
CORREIA, M. L. A. O ensino de ciências e o contexto atual de ataque à educação sexual: o que revelam os estudos apresentados no ENPEC e no ENEBIO . 2023. 155 p. Dissertação (Mestrado em
Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.