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Publicação:
O ensino de Ciências e o contexto atual de ataque à educação sexual: o que revelam os estudos apresentados no ENPEC e no ENEBIO

dc.contributor.advisorBastos, Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorCorreia, Maria Lygia Alexandre
dc.contributor.coadvisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.date.accessioned2023-10-04T11:04:14Z
dc.date.available2023-10-04T11:04:14Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar como as produções científicas da área de Ensino de Ciências abordam a atual onda de conservadorismo e ataques à Educação Sexual na escola. Os eventos escolhidos foram as edições de 2021 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), convenções já consolidados na área. A coleta de dados baseou-se em uma Revisão Sistemática de Literatura. A análise de dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva e foram encontrados 41 e 56 trabalhos que se relacionam à temáticas da sexualidade e Educação Sexual no ENPEC, e no ENEBIO, respectivamente. Em seguida, foram identificadas as produções que fazem referência ao atual contexto de ataques e a organização dos dados foi feita levando em conta três categorias: 1) reconhecimento do contexto de ataques, 2) problematização em relação ao contexto de ataque e 3) confronto e resistência em relação ao contexto de ataque. Em sua maioria, os dados encontrados mencionavam ataques materializados no currículo, bem como os discursos sobre a imoralidade da Educação Sexual, além disso, destacavam a censura aos materiais didáticos/paradidáticos e a perseguição aos educadores que se propunham a abordar temas de Sexualidade. Entendemos que houve baixa menção a esse contexto nos trabalhos analisados, e, principalmente, falta de posicionamento no que se refere ao Ensino de Ciências e Biologia. Neste sentido, propomos que esta lacuna seja preenchida a partir desta publicação em eventos da área e em outros espaços de reflexão. Outras contribuições dos trabalhos: superação da perspectiva biologizante da sexualidade; produção de argumentos que legitimam a Educação Sexual em sala de aula de maneira sistematizada e intencional; apresentação de intervenções realizadas com o Ensino Básico; e, por fim, a quantidade expressiva de trabalhos que proferem apelos à instrumentalização de profissionais na área da educação para a abordagem da sexualidade em ambiente escolar, demonstrando a necessidade de investimento na formação docente inicial e formação continuada.pt
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how scientific productions in the area of Science Education address the current wave of conservatism and attacks on Sex Education at school. The chosen events were the 2021 editions of the National Meeting for Research in Science Education (ENPEC) and the National Meeting for Biology Teaching (ENEBIO), events already consolidated in the area. Data collection was based on a Systematic Literature Review. Data analysis was carried out using Textual Discourse Analysis. We found 41 and 56 papers related to the themes of sexuality and sexual education at ENPEC and ENEBIO, respectively. From these, we identified the papers that make reference to the current context of attacks on Sex Education, and the fragments of these papers were organized into three categories: 1) recognition of the context of attacks, 2) problematization in relation to the context of attack and 3) confrontation and resistance in relation to the context of the attack. Such references made mention of attacks materialized in the curriculum, discourses about the immorality of Sex Education, attacks on didactic/paradidactic materials, and persecution of education professionals who propose to approach sexuality themes. We understand that there was a low expression of the mention of attacks in the analyzed works, and mainly a lack of positioning of the Teaching of Sciences and Biology, and we propose that this gap can be filled when the research and publication on the theme are done in other events of the area and other reflections. Other contributions of the studies are related to overcoming the biologizing perspective of sexuality, to the production of arguments that legitimize Sex Education in the classroom in a systematized and intentional manner, to the presentation of interventions carried out in primary education, as well as to the significant quantity of studies which make appeals to the instrumentalization of professionals in the area of education to approach sexuality in the school environment, demonstrating the need for investment in initial and continuing teacher training.en
dc.identifier.citationCORREIA, M. L. A. O ensino de ciências e o contexto atual de ataque à educação sexual: o que revelam os estudos apresentados no ENPEC e no ENEBIO . 2023. 155 p. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.
dc.identifier.lattes8800664706360387
dc.identifier.orcid0000-0002-8946-8579
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/250842
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectSexualidadept
dc.titleO ensino de Ciências e o contexto atual de ataque à educação sexual: o que revelam os estudos apresentados no ENPEC e no ENEBIO
dc.title.alternativeScience teaching and the current context of attacks on sexual education: what the studies presented at ENPEC and ENEBIO revealen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática

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