Publicação: Divulgação científica de cartas de sensibilidade ambiental ao óleo em ambiente costeiro através de vídeos veiculados nas redes sociais
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Data
Autores
Orientador
Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Ambiental - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Produtos audiovisuais, são e multissensoriais, apresentam grande popularidade desde seu surgimento, que se intensificou com o avanço da Internet, das redes sociais e de seu uso como ferramenta de comunicação durante o período de isolamento social. Esse movimento viabilizou à pesquisa científica se inserir neste meio, como forma de tornar pública suas descobertas, tornando informações técnicas mais didáticas e acessíveis. A Geodiversidade, neste contexto, é majoritariamente abordada em noticiários devido a ocorrências de desastres naturais e/ou acidentes envolvendo ações antrópicas. Neste sentido, a divulgação científica ocorre como uma forma de conscientizar a sociedade acerca da importância ambiental da temática, uma vez que os impactos que recaem sobre o meio ambiente, vem da relação da humanidade com a natureza. Como forma de abordar tais questões e avaliar o uso do audiovisual como ferramenta de divulgação científica, foi desenvolvida uma série de vídeos de curta-metragem que discorrem sobre a importância socioambiental das Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (Cartas SAO) para as regiões litorâneas. O conteúdo foi estruturado através do estudo de pesquisas científicas ligadas à temática e interpretadas em linguagem simples, tornando o conteúdo acessível para o público leigo no assunto. Os produtos audiovisuais foram editados no Adobe Premiere, software de edição licenciada pela Adobe Inc®. As imagens utilizadas foram de banco de imagem licenciado, Envato Elements©, elaboradas pela autora e disponibilizadas no YouTube. Os produtos audiovisuais foram veiculados nas redes sociais – YouTube, Facebook e Instagram – da Federação Brasileira de Geologia (FEBRAGEO). Por fim, a viabilidade da divulgação científica das Cartas SAO, foi avaliada através do cálculo CTR - Click Through Rate, que mensura a taxa de conversão de visualizações em reações, assim como através dos próprios insights oferecidos pelas plataformas. Através dos resultados obtidos, foi possível concluir que os formatos propostos nesta pesquisa demonstraram ser uma forma efetiva de divulgar a ciência. Por fim, como contribuição social, a pesquisa possibilita a disseminação do conhecimento técnico-científico-cultural, que ficará disposto ao público nas redes sociais que o envolvem, assim como poderá ser utilizada como base para pesquisas futuras.
Resumo (inglês)
Audiovisual products, both healthy and multisensory, have shown great popularity since their emergence, which has intensified with the advancement of the Internet, social networks, and their use as a communication tool during the period of social isolation. This movement made it possible for scientific research to be inserted in this medium, as a way of making its discoveries public, making technical information more didactic and accessible. Geodiversity, in this context, is mostly addressed in news reports due to occurrences of natural disasters and/or accidents involving anthropic actions. In this sense, scientific dissemination occurs as a way to raise awareness in society about the environmental importance of the theme, since the impacts on the environment come from the relationship between humanity and nature. As a way of addressing such issues and evaluating the use of audiovisuals as a tool for scientific dissemination, a series of short videos was developed that discuss the socio-environmental importance of the Oil Environmental Sensitivity Letters (SAO Letters) for coastal regions. The content was structured through the study of scientific research related to the theme and interpreted in simple language, making the content accessible to the lay public on the subject. The audiovisual products were edited in Adobe Premiere, editing software licensed by Adobe Inc®. The images used were from the licensed image bank, Envato Elements©, prepared by the author and made available on YouTube. The audiovisual products were broadcast on the social networks - YouTube, Facebook and Instagram - of the Brazilian Federation of Geology (FEBRAGEO). Finally, the feasibility of the scientific dissemination of the SAO Letters was evaluated through the CTR - Click Through Rate calculation, which measures the conversion rate of views into reactions, as well as through the insights offered by the platforms themselves. Through the results obtained, it was possible to conclude that the formats proposed in this research proved to be an effective way to disseminate science. Finally, as a social contribution, the research enables the dissemination of technical-scientific-cultural knowledge, which will be available to the public in the social networks that involve it, as well as it can be used as a basis for future research.
Descrição
Palavras-chave
Geociências, Geodiversidade, Carta de sensibilidade ambiental ao óleo, Divulgação científica, Audiovisual, Redes sociais, Geosciences, Geodiversity, Letter of environmental sensitivity to oil, Scientific dissemination, Social networks
Idioma
Português