Logotipo do repositório
 

Publicação:
Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Descrevemos o estudo sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola da Educação Básica, que se encontrava desativado. Embora as atividades experimentais sejam consideradas procedimentos didáticos importantes, nem sempre tais materiais didáticos têm sido utilizados em aulas de Física do Ensino Médio. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes. Com base neste inventário, analisamos a situação de conservação dos materiais encontrados, seu potencial de restauração e características de utilização de atividades experimentais, classificando-os em quatro categorias: em funcionamento, necessitando pequenos reparos, necessitando grandes reparos e inutilizados. Observamos que algumas das razões fundamentais mencionadas por professores - tais como falta de espaço e falta de equipamentos - para a não utilização de laboratórios escolares com atividades experimentais não foram observadas na escola estudada. O laboratório didático, bem como a variedade de materiais, desvela que o ensino com materiais experimentais já foi uma alternativa didática utilizada por docentes que atuaram nesta escola, com diferentes organizações (aula em grupo, experimentos de cátedra e projetos desenvolvidos pelos alunos). As condições em que foram encontrados o espaço e os materiais, entretanto, evidenciam uma mudança de atitude diante de tal possibilidade educativa. Investigamos, ainda, evidências de mudanças ocorridas nos currículos de Física da Educação Básica tomando por base o desaparecimento de tópicos de “Mecânica dos Fluidos” nos livros didáticos publicados atualmente. Tais mudanças possivelmente foram um dos fatores que contribuíram para o desuso do laboratório nos dias atuais.

Resumo (inglês)

We describe the study about experimental didactic material that existed in a laboratory of a Basic Education school, which was deactivated. Although experimental activities are considered important didactic procedures, these teaching materials have not always been used in High School Physics classes. From a qualitative and exploratory research, we performed the registration and survey of existing materials. Based on this inventory, we analyzed the conservation status of the materials found, their restoration potential and characteristics of experimental activities, classifying them into four categories: in operation, requiring small repairs, requiring many repairs and unused. We observed that some of the fundamental reasons mentioned by teachers – as lack of space and lack of equipment - for not using school laboratories with experimental activities were not observed in the school studied. The didactic laboratory, as well as the variety of materials, reveals that teaching with experimental materials has already been a didactic alternative used by teachers who worked in this school, with different organizations (group classes, lectures and projects developed by students). The conditions in which space and materials were found, however, show a change of attitude towards such an educational possibility. We also investigate changes in the curriculums of Physics of Basic Education based on the disappearance of topics of "Fluid Mechanics" in textbooks published today. These changes were possibly one of the factors that contributed to the disuse of the laboratory.

Descrição

Palavras-chave

Experimentos didáticos, Ensino de física, Materiais didáticos, Laboratório didático, Mudanças curriculares, Didactic experiments, Physics teaching, Teaching materials, Didactic laboratory, Curriculum changes

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação