Publicação: O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP
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Data
Autores
Orientador
Zacharias, Andréa Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação buscou um diálogo na interface em Geografia e cinema, com enfoque na linha de ensino de Geografia e suas possibilidades no desenvolvimento de múltiplas linguagens para a compreensão do espaço geográfico. Partindo do conceito de lugar segundo Doreen Massey (2008), foi adotado o município de Ourinhos-SP como estudo de caso, desenvolvendo e aplicando a versão cinematográfica do projeto “Diferentes linguagens no estudo do lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipal Escolar”. A partir de entrevistas com moradores e oficinas escolares de fotografia e cinema, produziu-se dois curtas-metragens com os temas “Localização e Identidade” e “Formação Territorial, Cultura e Memória”, que agregaram em sua estética materiais audiovisuais extraídos de diversas fontes, como gravação live action, fotografias e vídeos produzidos pelos alunos, imagens de satélite e Street View do Google Earth, imagens feitas por drone, vídeos do Youtube, fotos do acervo histórico do município, imagens de televisão, músicas, obras de artistas plásticos locais, trechos de programas de rádios locais, entrevistas em áudio, entre outros. Os resultados e discussões explanados nesse trabalho buscaram uma Geografia composta por múltiplas linguagens, sendo a experiência do cinema um dispositivo para que professores e educandos incorporem em suas práticas imagens, sons, histórias, paisagens, valores, tempos e as diversas subjetividades que compõem o lugar.
Resumo (inglês)
This dissertation has searched a dialogue in the interface of Geography and cinema, with focus in the line of Geography teaching, and its possibilities in the development of multiple languages to the comprehension of the geographical space. With the concept of place as a “starting point”, from the considerations of Doreen Massey (2008), it was adopted the municipality of Ourinhos-SP as a case study, developing and applying the cinematographic version of the project “Different languages in the study of the place: proposals and dialogues to Scholar Municipal Atlas”. Form interviews with residents and scholar workshops of photography and movies, it was produced two short-films with the themes “Localization and Identity” and “Territorial Formation, Culture and Memory”, that added in their aesthetic audiovisual materials extracted from diverse sources, like live action recording, photos and videos made by the students, satellite images and Google Earth’s Street View, images made by drone, YouTube videos, municipality historical collection photos, television images, music, pieces of local plastic artists, parts of city radio programs, audio interviews, among others. The results and discussions exposed in this work searched the comprehension of a Geography composed by multiple languages, being the cinema experience a device to that teachers and students to incorporate in their practices images, sounds, histories, landscapes, values, times and the diverse subjectivities that composes the place.
Descrição
Palavras-chave
Cinema, Ensino de geografia, Lugar, Educação geográfica, Linguagens, Geography teaching, Place, Geographic education, Languages
Idioma
Português