Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Paracoccidioidomicose em paciente feminino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Castro, Alvimar Lima de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Odontologia - FOA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A paracoccidioidomicose é uma infecção fúngica profunda, causada pelo Paracoccidioides brasiliensis. Ocorre mais frequentemente na América do Sul e apresenta marcante predileção pelo sexo masculino. O perfil dos pacientes acometidos é construído por características como sexo masculino, meia-idade e trabalho na zona rural. A lesão inicial geralmente ocorre como uma infecção pulmonar que se manifesta após a exposição aos esporos dos micro-organismos. O P. Brasiliensis pode se espalhar por via hematogênica ou linfática para uma variedade de tecidos. As lesões orais apresentam-se como úlceras moriformes, que geralmente acometem a mucosa alveolar, gengiva e palato. O caso clínico se compõe das seguintes características: paciente feminino, leucoderma, 44 anos, ajudante de cozinha. A paciente procurou a clínica de estomatologia queixando-se de lesão na mandíbula, do lado direito. Ao exame intrabucal, observou-se lesão ulcerada na área de rebordo mandibular direito. A paciente relatou uma evolução rápida, em torno de duas semanas apenas. Como diagnósticos clínico e diferencial, elegemos paracoccidioidomicose e carcinoma espinocelular. A conduta foi realização de biópsia/citologia, o que permitiu concluir, ao exame microscópio de luz e coloração pela metanamina prata, o diagnóstico final de Paracoccidioidomicose. A paciente foi encaminhada ao médico de origem para tratamento sistêmico, notando-se após seis meses de tratamento com antifúngico (cetoconazol) que as lesões estavam controladas e o aspecto pulmonar melhor, evidenciando-se desaparecimento das lesões radiopacas vistas ao exame radiográfico de tórax no controle pós-operatório de 12 meses

Descrição

Palavras-chave

Paracoccidioidomicose, Úlceras orais, Blastomicoses, Paracoccidioidomycosis

Idioma

Português

Citação

FERREIRA, Alana Carolina dos Santos. Paracoccidioidomicose em paciente feminino. 2011. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2011.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Odontologia
FOA
Campus: Araçatuba


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação